Numa altura em que as burlas e os cibercrimes proliferam mais do que nunca, todo o cuidado é pouco. Posto isto, várias agências de segurança, incluindo a CERT-FR (França), a NCSC (Reino Unido) e a CISA (Estados Unidos), alertam para os perigos que estão escondidos quando usas redes Wi-Fi públicas. Assim sendo, deves sempre desligar totalmente a Wi-Fi do telemóvel quando não estiveres num espaço seguro, de confiança.
Um dos exemplos mais práticos disso mesmo são os centros comerciais. Aparentemente seguro, a verdade é que a partir do momento em que te ligas a uma rede destas pública, os teus dados pessoais e o teu IP ficam exposto a terceiros, sendo possível intercetar dados, credenciais e até injetar malware.
As principais recomendações
Além disso, pontos de carregamento USB representam riscos de intrusão: os dispositivos podem ser comprometidos ao serem ligados a portas não seguras, a menos que se utilize um bloqueador de dados físico. Sistemas operativos, Bluetooth e NFC também são alvos preferenciais de cibercrime.
Para proteger o dispositivo, é recomendado desativar Wi-Fi e Bluetooth quando não estiverem em uso, utilizar bloqueadores de dados USB e recorrer a power banks para carregar sem risco.
Se tiveres mesmo de usar uma rede aberta, então é recomendável o uso de uma Virtual Private Network (VPN) para proteger e encriptar os seus dados. Além disso, para evitares surpresas desagradáveis deves também só instalar aplicações das lojas oficiais, verificar com frequência as permissões das apps e ainda reiniciar o dispositivo regularmente para eliminar possíveis exploits de memória.
