É oficial: Vivo lança o seu primeiro smartphone dobrável e o seu primeiro tablet

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Tal como anunciado, a Vivo realizou hoje uma conferência, na qual revelou não só o primeiro smartphone dobrável da marca, como também o seu primeiro tablet.

Ambos chegam com especificações de topo que não só os posicionam no segmento premium dos respetivos mercados, como os tornam em fortes concorrentes dos modelos já existentes.

Vivo X Fold com design de asa de nível aeroespacial que será funcional durante 10 anos

O primeiro smartphone dobrável da Vivo é o resultado de quatro anos de trabalho da marca que são visíveis no seu sistema de dobradiça avançado. De acordo com a Vivo, o design de asa de nível aeroespacial permite que o utilizador abra e feche o terminal, pelo menos, 80 vezes por dia, sendo que oferece uma longevidade de dez anos.

Outra atração deste dispositivo é o enorme ecrã interior de oito polegadas com uma resolução 2K e uma taxa de atualização de 120 Hz, acrescentando-se ainda suporte para HDR10+ e uma gama de cores DCI P3 de 113%. Por sua vez, o ecrã exterior de 6,53 polegadas apresenta uma resolução Full HD+, uma taxa de atualização de 120 Hz e também suporte para HDR10+. Ambos os ecrãs contam com classificação A+ da DisplayMate.

No interior do Vivo X Fold habita o processador Snapdragon 8 Gen 1 emparelhado com 12 GB de memória RAM LPDDR5 e com armazenamento interno UFS 3.1 disponível nas variantes de 256 e 512 GB.

A ótica do novo dobrável tem a chancela da Zeiss, uma informação agora confirmada na revelação do terminal. A configuração de câmara traseira quádrupla inclui um sensor primário de 50 megapixéis com estabilização ótica de imagem, um ultrawide de 48 megapixéis, um terceiro sensor de 12 megapixéis de resolução e, por fim, um sensor telefoto de cinco megapixéis com zoom ótico de até 5x. Na zona frontal, conta com uma câmara de 16megapixéis.

De resto, o dobrável da Vivo executa Android 12 e está equipado com uma bateria de 4.600 mAh com suporte para carregamento rápido de 66 watts que, segundo a marca, coloca a bateria a 100% em apenas 37 minutos.

Para já, o Vivo X Fold vai estar disponível apenas no mercado chinês – posteriormente deve chegar ao mercado global – por um custo de cerca de 1.300 euros para a variante de 256 GB enquanto que a versão de 512 GB chega com um preço aproximado de 1.445 euros.

Especificações:

  • Processador Snapdragon 8 Gen 1
  • 12 GB de memória RAM
  • 256/512 no armazenamento interno
  • Câmara traseira: 50 MP + 48 MP + 12 MP + 5 MP
  • Bateria de 4.600 mAh
  • Carregamento rápido de 66 watts

Vivo Pad chega com carregamento de 44 watts e Snapdragon 870

A Vivo apresentou hoje também o primeiro tablet da sua história. E este equipamento chega preparado para oferecer boas sessões de entretenimento aos utilizadores, graças ao ecrã OLED de 11 polegadas com uma resolução 2,5K e uma taxa de atualização de 120 Hz, além de suporte para Dolby Vision.

O tablet conta também com suporte para a caneta digital Vivo Pen que pode ser acoplada magneticamente ao dispositivo. Já no áudio, o Vivo Pad conta com quatro colunas que fornecem suporte para Dolby Atmos.

Aos comandos está o processador Snapdragon 870 da Qualcomm emparelhado com 8 GB de memória RAM e armazenamento interno disponível nas capacidades de 128 ou 256 GB. Chega a executar Android 11 e na conectividade inclui ports USB Tipo-C, Wi-Fi, Bluetooth e NFC.

Na parte ótica, o tablet conta com uma configuração de câmara traseira dupla com um sensor principal de 13 megapixéis e um ultrawide de oito megapixéis de resolução. Na zona frontal está uma câmara também de oito megapixéis para videochamadas e selfies.

A alimentar o Vivo Pad está uma bateria de 8.040 mAh com suporte para carregamento rápido de 44 watts. Não há ainda informação sobre se e quando a Vivo vai disponibilizar o tablet no mercado global, mas na China o novo equipamento vai estar disponível por cerca de 290 euros na versão 128 GB e por aproximadamente 330 euros na variante com 256 GB.

Especificações

  • Processador Snapdragon 870
  • 8 GB de memória RAM
  • 128/256 no armazenamento interno
  • Ecrã OLED 11 polegadas de 2,5 K
  • Bateria de 8.040 mAh
  • Carregamento rápido de 44 watts

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme: próximo smartphone Q5 traz consigo especificações poderosas por um preço tão acessível
  • Samsung Galaxy Z Fold 4 vai herdar esta característica do topo de gama Galaxy S22 Ultra
  • 4gnews lança newsletter com principais notícias de tecnologia em Portugal
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt