É oficial: este recurso do MacOS Monterey só chega na Primavera de 2022

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Para aqueles que esperam ansiosamente pela funcionalidade de Controlo Universal do MacOS Monterey, temos más notícias.

A Apple acaba de confirmar que este recurso só chega aos utilizadores na Primavera do próximo ano. Mas entretanto a empresa cumpre mais uma promessa com a disponibilidade do Share Play.

Recurso Controlo Universal tinha chegada prevista no outono de 2021

Foi na conferência WWDC 2021 que a Apple revelou os seus sistemas operativos e novas funcionalidades para este ano. E, como aprendemos, revelar não é sinónimo de lançar ou disponibilizar para os utilizadores. Por essa razão, ao longo de todo este tempo, os utilizadores têm vindo gradualmente a ter acesso a muitas das novas funcionalidades anunciadas nessa altura.

E agora ficou disponível mais um dos recursos anunciados, o Share Play, mas também foi confirmado oficialmente pela empresa que o tão aguardado recurso Controlo Universal do MacOS Monterey só chega... na Primavera de 2022.

Recordamos que esta funcionalidade permite recorrer a um cursor ou teclado para controlar todos os computadores Mac e tablets iPad e que era uma das grandes novidades que a empresa apresentava.

Inicialmente, a empresa de Cupertino afirmou que o recurso estaria disponível durante o outono de 2020, mais ou menos por volta da altura em que o MacOS Monterey e o iOS15 ficavam disponíveis. Mas chegou o outono sem a empresa cumprir essa promessa.

E agora, a empresa anunciou que o Controlo Universal tem uma nova data de chegada que é a Primavera de 2022. Esta não é a única funcionalidade que continua em suspenso para os utilizadores do universo Apple e tal pode ficar a dever-se ao facto de a pandemia Covid-19 ter afetado a força de trabalho da Apple, à semelhança do que aconteceu com outras empresas.

Funcionalidade SharePlay já disponível e agora com suporte para Disney Plus

Mas eis que finalmente os utilizadores ganham acesso à também muito aguardada funcionalidade Share Play. Esta permite que até 32 pessoas vejam o mesmo conteúdo de entretenimento – filmes, concertos ao vivo, TV, etc – sincronizadas, durante chamadas do FaceTime.

A funcionalidade pode ser utilizada em conjunto com a Apple TV, Apple Music e Fitness e com aplicações e serviços de terceiros, aos quais se junta agora a plataforma Disney Plus.

De acordo com informações divulgadas anteriormente, o atraso na disponibilidade do recurso Share Play ficou a dever-se ao facto de se ter revelado bastante instável, durante a fase de testes beta.

Mas agora parece que a empresa de Cupertino resolveu todos os bugs e questões de estabilidade porque finalmente fez chegar aos utilizadores finais um dos recursos mais aguardados desde a conferência WWDC 2021 que decorreu a 7 de junho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: WhatsApp dá problemas aos utilizadores de iPhone
  • Este iPhone pode atrair mais de mil milhões de utilizadores Android para o universo Apple
  • Apple tem nova app Android para saber se são seguidos pelas AirTags
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt