É o futuro: carro voador autónomo faz viagem de 80 km

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Cheri surpreendeu tudo e todos ao mostrar o seu protótipo de carro voador autónomo. E os progressos são realmente impressionantes com o Land and Air Vehicle – é esse o seu nome – a provar o que vale com uma viagem de 80 quilómetros cumpridos com sucesso.

Land and Air Vehicle não tem volante nem pedais

Cheri em exposição
Crédito@CarnewsChina

Na conferência Chery Global Innovation, realizada esta semana na China, a marca mostrou em pormenor o inovador protótipo. O Land and Air Vehicle não tem volante e muito menos pedais. Tudo porque é autónomo e só necessita de intervenção humana em caso de emergência.

Na prática, o veículo é constituído por três partes: a estrutura, cockpit e chassi, sendo estes dois últimos inteligentes. O modelo está preparado para voar, mas também para ter as rodas assentes em terra para fazer percursos terrestres. Em ambos os modos funciona de forma autónoma.

Cheri parte traseira
Crédito@CarnewsChina

Foi concebido para percorrer distâncias mais curtas e já cumpriu um voo de teste de 80 quilómetros. Mas há melhor: de acordo com a Cheri, este veículo tanto levanta voo como aterra verticalmente.

A marca avançou também que o Land and Air Vehicle tem capacidade para transportar duas pessoas, numa altitude de até 1000 metros a velocidade máxima de 120 Km/h. tem autonomia suficiente para voar de até 40 minutos.

Futuro pode passar por carros voadores

E a Cheri não é a primeira a ser bem-sucedida num voo com este tipo de veículo. Em março deste ano, a Xpeng conseguiu que o seu carro voador percorresse os céus da cidade chinesa Guangzhou.

Mais tarde, em junho deste ano, a Geely conseguiu fez também um teste de voo bem-sucedido com o seu veículo voador. Neste teste, o protótipo Geely conseguiu atingir uma velocidade máxima de 320 km/h.

Parece que o futuro passa mesmo pelos carros voadores, pelo menos nos céus chineses estes estão já a marcar presença.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt