A Cheri surpreendeu tudo e todos ao mostrar o seu protótipo de carro voador autónomo. E os progressos são realmente impressionantes com o Land and Air Vehicle – é esse o seu nome – a provar o que vale com uma viagem de 80 quilómetros cumpridos com sucesso.
Land and Air Vehicle não tem volante nem pedais
Na conferência Chery Global Innovation, realizada esta semana na China, a marca mostrou em pormenor o inovador protótipo. O Land and Air Vehicle não tem volante e muito menos pedais. Tudo porque é autónomo e só necessita de intervenção humana em caso de emergência.
Na prática, o veículo é constituído por três partes: a estrutura, cockpit e chassi, sendo estes dois últimos inteligentes. O modelo está preparado para voar, mas também para ter as rodas assentes em terra para fazer percursos terrestres. Em ambos os modos funciona de forma autónoma.
Foi concebido para percorrer distâncias mais curtas e já cumpriu um voo de teste de 80 quilómetros. Mas há melhor: de acordo com a Cheri, este veículo tanto levanta voo como aterra verticalmente.
A marca avançou também que o Land and Air Vehicle tem capacidade para transportar duas pessoas, numa altitude de até 1000 metros a velocidade máxima de 120 Km/h. tem autonomia suficiente para voar de até 40 minutos.
Futuro pode passar por carros voadores
E a Cheri não é a primeira a ser bem-sucedida num voo com este tipo de veículo. Em março deste ano, a Xpeng conseguiu que o seu carro voador percorresse os céus da cidade chinesa Guangzhou.
Mais tarde, em junho deste ano, a Geely conseguiu fez também um teste de voo bem-sucedido com o seu veículo voador. Neste teste, o protótipo Geely conseguiu atingir uma velocidade máxima de 320 km/h.
Parece que o futuro passa mesmo pelos carros voadores, pelo menos nos céus chineses estes estão já a marcar presença.