Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

É o fim da "condução autónoma" da Tesla como a conhecíamos. Esta será a alternativa

Elon Musk recorreu ao X, antigo Twitter, para anunciar que a Tesla vai deixar de vender o sistema FSD. Eis a alternativa.

Tesla

Através do X, antigo Twitter, Elon Musk comunicou que a Tesla vai deixar de vender o seu sistema Full-Self Driving (FSD), a partir do dia 14 de fevereiro. Quem quiser a condução autónoma da Tesla terá de fazer uma subscrição mensal.

Tesla will stop selling FSD after Feb 14. FSD will only be available as a monthly subscription thereafter.

— Elon Musk (@elonmusk) 14 de janeiro de 2026

Note-se que, até à data, em Portugal, apenas existia a possibilidade de compra única. A nova possibilidade de subscrição mensal só existia nos Estados Unidos (EUA). De fevereiro em diante, deverá chegar à generalidade dos mercados onde a Tesla vende os seus produtos.

Usando a referência de preços dos EUA, o pagamento rondava os 6865 euros, em pagamento único. A versão de pagamento mensal era de cerca de 85 euros por mês (via Público). Em Portugal, a modalidade de pagamento único é de 7500 euros. Supondo que a lógica era mantida, a subscrição mensal do FSD poderia subir um pouco em relação à dos EUA.

(Nota: o sistema Full-Self Driving da Tesla é um assistente de condução, que não dispensa a vigilância e intervenção do condutor, quando necessário)

O que poderá ter levado à mudança de estratégia?

Várias razões poderão ter estado na origem desta mudança de estratégia da Tesla. Uma delas certamente terá a ver com a pouca adesão que o sistema FSD tem tido por parte do público. Efetivamente, requisitar o FSD apenas quando quiseres pode fazer sentido, não só em termos de utilidade, mas também em termos financeiros.

Para além do FSD, a Tesla também disponibiliza o seu sistema Autopilot, que tem algumas diferenças. O primeiro é mais evoluído e permite mudanças de faixa de rodagem, interpretação de sinais luminosos e não só. O segundo é destinado a acelerar, travar e manter o veículo na faixa em que circula.

Não deixa de ser curioso o timing, até porque, recentemente, foi noticiado um atropelamento fatal com o piloto automático da Tesla. Fruto dos acontecimentos, tem sido posta em causa a capacidade dos sistemas de condução autónoma da Tesla. Um dos advogados envolvidos no processo diz que a Tesla "exagera as capacidades do sistema, minimiza as suas limitações e incentiva os condutores a confiar no sistema em situações que ele não consegue lidar com segurança".

Suporte para smartphone Blukar
Suporte para smartphone Blukarventosa ultra forte, rotação 360°, fácil liberação, compatível com vários telefones
Oferta por tempo limitado
11,39 €Amazon
14,99 €-24%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.