Falar sobre tudo e mais alguma coisa com um chabot de Inteligência Artificial (IA) parecia ficção científica há uns anos. Hoje já é uma realidade e o Google Gemini, pelo menos, está perto de dar um salto significativo nas suas capacidades.
A Google está a trabalhar num novo recurso, com o código “Bonobo”, que pretende que a IA faça tarefas por ti, como reservas de viagens ou até mesmo pedidos de comida. No fundo, a ideia é levar o conceito de “assistente virtual” ainda mais à letra.
Quem avança essa possibilidade é a Android Headlines (AH), após análise de uma versão de código beta (v17.4).
Como funcionaria na prática o recurso?
Esta funcionalidade pressupõe que o Gemini se poderia integrar diretamente com várias aplicações. Fica por esclarecer se a ferramenta funcionaria com qualquer aplicação, mas supondo que sim, imagina que queres chamar um Uber.
Em vez de ir à aplicação e escolheres o ponto de recolha e de chegada, poderias apenas dizer para o Gemini: “chama um Uber à hora X, que me leve do ponto A ao ponto B”. Tornaria a experiência bem mais simples e cómoda, no dia a dia, especialmente se olharmos para o potencial desta funcionalidade, em todas as apps que mais usas.
A mesma fonte de informação refere que, à partida, pelo menos numa fase inicial, o recurso só vai funcionar com um lote restrito de aplicações. Supostamente, o Gemini controlaria as aplicações através do modo “Automação de Ecrã”, desenvolvido pela Google.
É claro que quanto mais evoluído for um sistema de IA melhor pode ser a experiência para o utilizador. Contudo, há que ver uma coisa: será que alguém se sente realmente confortável em mandar vir comida, sem ver se está tudo nos conformes? Confiando apenas na IA?
Ainda que ache que seja uma medida futurista e com possível utilidade, iria sempre verificar com cuidado os pedidos, já que a IA se engana muitas vezes. A própria Google, no código escrito até ao momento, menciona que o utilizador tem sempre a responsabilidade de confirmar tudo.
