Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

É inacreditável o que a IA do Google poderá fazer por ti muito em breve

A Google está a trabalhar numa nova funcionalidade de IA, que torna o Gemini no teu assistente pessoal. Literalmente, ainda mais do que já era.

AI Google
Imagem Ilustrativa (via Nano Banana)

Falar sobre tudo e mais alguma coisa com um chabot de Inteligência Artificial (IA) parecia ficção científica há uns anos. Hoje já é uma realidade e o Google Gemini, pelo menos, está perto de dar um salto significativo nas suas capacidades.

A Google está a trabalhar num novo recurso, com o código “Bonobo”, que pretende que a IA faça tarefas por ti, como reservas de viagens ou até mesmo pedidos de comida. No fundo, a ideia é levar o conceito de “assistente virtual” ainda mais à letra.

Quem avança essa possibilidade é a Android Headlines (AH), após análise de uma versão de código beta (v17.4).

Como funcionaria na prática o recurso?

Esta funcionalidade pressupõe que o Gemini se poderia integrar diretamente com várias aplicações. Fica por esclarecer se a ferramenta funcionaria com qualquer aplicação, mas supondo que sim, imagina que queres chamar um Uber.

Em vez de ir à aplicação e escolheres o ponto de recolha e de chegada, poderias apenas dizer para o Gemini: “chama um Uber à hora X, que me leve do ponto A ao ponto B”. Tornaria a experiência bem mais simples e cómoda, no dia a dia, especialmente se olharmos para o potencial desta funcionalidade, em todas as apps que mais usas.

A mesma fonte de informação refere que, à partida, pelo menos numa fase inicial, o recurso só vai funcionar com um lote restrito de aplicações. Supostamente, o Gemini controlaria as aplicações através do modo “Automação de Ecrã”, desenvolvido pela Google.

É claro que quanto mais evoluído for um sistema de IA melhor pode ser a experiência para o utilizador. Contudo, há que ver uma coisa: será que alguém se sente realmente confortável em mandar vir comida, sem ver se está tudo nos conformes? Confiando apenas na IA?

Ainda que ache que seja uma medida futurista e com possível utilidade, iria sempre verificar com cuidado os pedidos, já que a IA se engana muitas vezes. A própria Google, no código escrito até ao momento, menciona que o utilizador tem sempre a responsabilidade de confirmar tudo.

Google Pixel 10
Google Pixel 10Android, câmara tripla, bateria de 24h, ecrã 6,3" Índigo
649,00 €Amazon
899,00 €-28%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.