Nos últimos meses, a plataforma DxOMark começou a testar e classificar as capacidades de áudio dos telemóveis. Famosa pelas suas pontações em fotografia e vídeo, a plataforma avalia desempenho em gravação e reprodução de conteúdo sonoro.
O telemóvel mais recente a passar pelos testes da DxOMark foi o Huawei Mate 30 Pro, que infelizmente não seguiu o caminho dos seus antecessores e desiludiu no departamento sonoro. O equipamento da gigante chinesa obteve uma pontuação geral de 60 pontos.
Assim sendo, o Huawei Mate 30 Pro conseguiu 57 pontos em reprodução e 72 pontos em gravação. Com uma coluna na parte inferior do telemóvel e ainda um ecrã "acústico" que gera som por baixo do ecrã ao invés de possuir um altifalante para chamadas.
De forma mais específica, a DxOMark indica que o Huawei Mate 30 Pro tem uma qualidade de reproduçao decente. Contudo, o equipamenta peca nos volumes, onde os máximos e mínimos não são satisfatórios.
Os melhores telemóveis para som, de acordo com a DxOMark
Apesar do Huawei Mate 30 Pro não ter um desempenho sonoro muito satisfatório, o mesmo não se pode dizer do Mate 20 X. O phablet (phone + tablet) lançado em 2018 é o campeão dos telemóveis no que toca a desempenho de som, com 75 pontos.
De seguida temos os iPhones XS Max e 11 Pro Max. Só a partir do sexto lugar é que vemos a Samsung com o Galaxy Note 10+. Perto do final da lista temos o Mate 30 Pro, o Honor 20 Pro e ainda o Sony Xperia 1, um telemóvel do qual seria esperada uma qualidade de som superior.
Editores 4gnews recomendam:
- Brasil não irá aceitar pressão dos EUA em relação à Huawei e o 5G
- Huawei eleita ‘Escolha do Consumidor 2020’ em Portugal
- Google Assistant vai ser capaz de ler artigos por ti. Vê como (vídeo)