O presidente americano Donald Trump emitiu recentemente uma ordem que obriga o TikTok a ser comprado por uma empresa americana ou arriscar o banimento total. Originalmente, a ByteDance (proprietária do TikTok) tinha 45 dias para o fazer mas o período foi extendido para 90 dias.
Assim sendo, a ByteDance tem mais ou menos até ao final do ano de 2020 para encontrar um comprador para a sua famosa aplicação. Este ultimato dos Estados Unidos é semelhante ao que foi feito à Huawei, durante o qual a empresa chinesa ainda podia operar com tecnologia americana, até ser banida por completo.
O TikTok está sob escrutínio por parte dos Estados Unidos e Índia devido à sua recolha agressiva de dados, que leva as nações a querer que se trata de espionagem ligada ao governo chinês. A Índia criou, inclusive, uma lista negra de apps que provavelmente serão banidas no país, incluindo algumas da Xiaomi.
TikTok não é a única app chinesa a ser banida
Donald Trump emitiu uma ordem que proíbe transações feitas no WeChat por empresas americanas. Esta proibição terá efeito a partir do dia 20 de setembro. O WeChat é a app social mais utilizada na China, semelhante ao WhatsApp mas que permite fazer transações, agendar viagens e outras funções além da comunicação.
Escusado será dizer que a Apple teria de remover o WeChat da App Store americana. Mas sem a possibilidade de funcionar nos Estados Unidos, várias empresas deixariam de poder comunicar com os seus clientes chineses.
De acordo com o famoso analista de mercado Ming-Chi Kuo, a Apple tem muito a perder se o WeChat for removido da loja de aplicações. Na verdade, pode perder até 30% em vendas de equipamentos, afirma o analista.
Editores 4gnews recomendam:
- TikTok deve ser banido! Os leitores 4gnews responderam
- Estas são as marcas de smartphones mais populares em Portugal! Xiaomi cresce consideravelmente
- Huawei MateBook X 2020 vai copiar uma característica única dos MacBooks