A ByteDance, controladora do TikTok, quer expandir a sua presença na indústria dos videojogos e está a preparar uma concorrente para a Steam, segundo um relatório do portal IT Home, que identificou vagas de emprego para a sua futura loja digital, nomeada de GameTop.
A nova loja é descrita pela própria ByteDance como uma plataforma internacional de distribuição de jogos, com foco em fornecer conteúdo personalizado, além de servir como espaço para criação de jogos e interação social.
Nas ofertas de emprego publicadas, a ByteDance procura um profissional de “Operações de utilizadores da plataforma de jogos” (em tradução direta), responsável por implementar estratégias de crescimento, incluindo “aquisição, ativação, retenção e recuperação de utilizadores”.
Além disso, a empresa pretende que este profissional desenvolva um sistema de progressão para os jogadores — com níveis, pontos e medalhas —, o que indica que a GameTop poderá contar com um sistema de conquistas e pontuações, semelhante ao da Steam e de outras plataformas. Outra função incluirá o desenvolvimento de ferramentas de interação social e sistemas de pagamento integrados.
Embora a ByteDance seja mais conhecida pela sua atuação no setor das redes sociais, graças ao TikTok, a empresa também tem uma presença relevante no mercado dos videojogos. É controladora da Nuverse, primeira publicadora de Marvel Snap, e da Moonton, responsável por Mobile Legends: Bang Bang. Segundo o IT Home, a ByteDance está atualmente a desenvolver vários novos jogos em parceria com os seus estúdios afiliados, incluindo títulos dos géneros de tiro, cartas e ação.
Se a GameTop será uma concorrente direta da Steam, só o tempo o dirá. Mas a aposta em conquistas, pontuações e funcionalidades de interação social pode dar à futura loja uma vantagem sobre rivais como a Epic Games Store e a GOG, que permanecem mais centradas na simples distribuição de jogos.
