
BYD Song Plus sai ileso da intensa descarga elétrica
Depois de ter atingido um marco histórico com o modelo Seagull, a BYD pode agora orgulhar-se de um feito incrível e inesperado. Depois de ter sido atingido por três raios, o BYD Song Plus saiu ileso do embate com esta intensa descarga elétrica.
A notícia está a ser divulgada pela publicação chinesa Sanyan Tech que garante que o condutor saiu sem qualquer ferimento, assim como o carro também estava intacto. Como podemos constatar no vídeo divulgado pela TVBSNEWS01.
Segundo o meio de comunicação chinês, o Song Plus envolvido neste incidente foi cuidadosamente inspecionado, mas o seu sistema trifásico (motor, bateria e controlo elétrico) não registavam qualquer tipo de dano.
Esta inspeção conseguiu detetar os dois pontos de contacto no teto, onde os raios atingiram o EV, mas a restante carroçaria estava intacta.
Especialistas explicam fenómeno
A publicação Sanyan Tech contactou especialistas que explicaram este fenómeno. É esclarecido que o interior de um carro com carroçaria metálica é um refúgio seguro, durante a queda de um raio, devido ao efeito de “gaiola de Faraday”.
Por outras palavras, a corrente elétrica descarregada pelo raio é conduzida pela carroçaria metálica até chegar ao solo. Os passageiros do carro estão seguros porque estão no mesmo potencial elétrico que a carroçaria do carro. Protegidos então de levar um choque elétrico potencialmente fatal.
Em caso de um carro ser atingido por um raio, os passageiros devem permanecer dentro do veículo. Os especialistas recomendam também que todos os dispositivos eletrónicos sejam desligados, nos quais se inclui o motor e rádio.
As antenas devem também estar recolhidas e as janelas fechadas para garantir a tal “gaiola”. Se não existir perigo de incêndio, as pessoas só devem sair do carro ao fim de 30 minutos, após a queda do raio.