Do áudio ao vídeo: os videoclipes já chegaram ao Spotify!

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente novidade sobre o Spotify é que a marca vai adicionar videoclipes às suas aplicações móveis e de desktop. De acordo com o TechCrunch, os vídeos estão “totalmente integrados” na biblioteca de música do Spotify, sendo que a plataforma vai permitir que o utilizador alterne entre áudio e vídeo de forma simples.

Em relação a esta novidade, sabe-se que, para já, só se encontra disponível em onze países. De momento, a integração de áudio e vídeo no Spotify existe em versão beta nos seguintes mercados: Brasil, Colômbia, Alemanha, Indonésia, Itália, Quénia, Holanda, Polónia, Filipinas, Suécia e Reino Unido.

Na base da escolha destes mercados, o vice-presidente de experiência do consumidor do Spotify, Sten Garmark, referiu que os critérios incluíram fatores como o tamanho do mercado e a “disponibilidade de suporte de conteúdo local”.

O objetivo é que os videoclipes cheguem a mais países

Spotify Videos
Imagem Ilustrativa (via Pexels)

De qualquer forma, Garmark refere que a expectativa do Spotify é fazer com que os videoclipes cheguem a muitos outros países. Contudo, importa destacar que apenas quem subscreve a versão premium da plataforma terá possibilidade de ver vídeos musicais.

Tal como refere a TechCrunch, o modo de funcionamento vai ser simples. Todos os conteúdos são acedidos de forma convencional. A única diferença é que, no ecrã, existirá uma opção que permite mudar, automaticamente, para vídeo. Aquando do clique, mesmo que estejas já no fim da música, o videoclipe começa do início.

Em relação a esta nova funcionalidade, o Spotify não está a fazer nenhum tipo de parceria com o Youtube, por exemplo. Antes pelo contrário, a plataforma incorpora os vídeos diretamente na app. Ainda assim, a empresa não deu informações acerca do funcionamento dos royalties, para esta nova funcionalidade.

A quantidade inicial de videoclipes será limitada

Numa fase inicial, sabe-se que a quantidade de videoclipes disponíveis será reduzida e limitada a um “subconjunto”, tal como refere o vice-presidente de experiência do consumidor da marca.

O Spotify começará com alguns milhares de videoclipes, sendo que o objetivo passa por “priorizar uma ampla gama de géneros e artistas nos nossos mercados de lançamento” dentro deste “subconjunto”, tal como refere Garmark.

Em relação à concorrência, o YouTube Music já apresenta videoclipes na plataforma, assim como a Apple Music. Parece que o próximo é o Spotify.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.