Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Dizer obrigado ao ChatGPT? Mais vale ser "mal-educado": eis a razão

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Se usas o ChatGPT no teu dia a dia, é possível que utilizes termos como “bom dia”, “desculpa” , “obrigado” ou outras expressões associadas a práticas de boa educação. Pois bem… ao que tudo indica, é altura de deixar de o fazer.

De acordo com especialistas na área, quanto menos alongada for a conversa com esta plataforma de Inteligência Artificial (IA), melhor. Isto porque o consumo de energia é diretamente proporcional à quantidade de palavras que são ditas (via Gizmodo).

Evitar palavras desnecessárias… mas porquê?

Como refere a mesma fonte de informação, o ChatGPT realiza milhares de operações computacionais, sempre que lhe enviamos uma mensagem. Ao acrescentar palavras irrelevantes à pergunta, o impacto energético e ambiental é naturalmente maior.

Associado a um maior uso de recursos computacionais, vem também um custo superior para manter o bom funcionamento dos servidores. Sobre o tema, foi realizado um estudo por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

IA

O estudo em questão mostrou que, de facto, uma pergunta polida feita pelo ser humano desencadeia melhores respostas. No entanto, isso não é necessariamente bom para a plataforma e principalmente para o ambiente, atendendo à energia gasta.

De acordo com a Euronews, com base numa pesquisa do Electric Power Research Institute, uma pesquisa no Google consome perto de 0,3 watts-hora. A mesma pesquisa no ChatGPT pode chegar até 2,9 wtts-hora: ou seja, quase 10 vezes mais.

Os cientistas da Universidade de Cornell indicam ainda que a IA está melhor preparada para interações sucintas e objetivas. Assim sendo, é aconselhável que sejam evitadas expressões de cortesia ou eventuais adornos frásicos, que não sejam necessários à compreensão.

A evolução do ChatGPT

Associamos o ChatGPT à ferramenta de texto escrito que usamos, seja na app ou em web, mas esta ferramenta de IA tem vindo a evoluir cada vez mais. Recentemente, e tal como a 4gnews noticiou, ficamos a conhecer o novo recurso de chamadas de voz do ChatGPT.

De salientar que esta ainda não está disponível em Portugal. No entanto, como podes ver no vídeo em baixo, numa simulação entre funcionários da OpenAI e o próprio modelo de IA, a conversa parece bastante realista.

Sensivelmente a partir dos 3 minutos, conseguimos ver uma conversa perfeitamente normal, onde o utilizador pergunta se um determinada tipo de casas ainda pode ser construído. Na resposta, destaca-se a interjeição natural da IA ao dar a resposta, assim como o conhecimento do tópico que foi questionado.

Também já podes falar com o ChatGPT no WhatsApp. Para tal, apenas precisas de enviar mensagem para o 1-800-CHATGPT (1-800-242-8478 - wa.me/18002428478), que se encontra disponível em todo o mundo.

Samsung Galaxy Tab A9 Tablet Android, armazenamento de 128 GB, WiFi, ecrã 11", som 3D, prateado
Samsung Galaxy Tab A9+ Tablet Android, armazenamento de 128 GB, WiFi, ecrã 11", som 3D, prateado
202,29 €Amazon ES
303,94 €-33%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.