Diz "adeus" às senhas: a nova atualização da 1Password é o futuro

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Há um app gerenciadora de passwords, para Android, que recebeu uma grande atualização. O aplicativo chama-se 1Password e tem a capacidade de desbloquear o uso de chaves de acesso através da app, tal como refere a Digital Trends.

Tem-se falado que, possivelmente, o futuro passará por este tipo de alternativa. Ao que parece, na 1Password, o futuro é agora e o utilizador já consegue, através de uma simples chave de acesso, criar, gerir e desbloquear contas.

O método de autenticação baseia-se em “assinatura”, que depois é comparada

Password Segurança
Imagem Ilustrativa (via Pexels)

Ainda assim, pode surgir uma questão associada a este tema: afinal, esta modalidade pode ser melhor porquê? A resposta é relativamente simples: a chave de acesso usada tem o método de autenticação de “assinatura”, o que faz com que a experiência do utilizador seja mais segura.

Desta forma, será feita uma espécie de comparação entre a chave privada, guardada no dispositivo, e a chave colocada no momento do login. Isto significa que o login só será feito se ambas as assinaturas forem idênticas.

Em comparação às senhas, trata-se de um método mais eficaz, na medida em que os sites não possuem a chave privada. Apenas a chave pública. Isso, por si só, faz com que a dificuldade em colocar a tua segurança em risco seja muito maior.

Ao contrário da Google, o 1Password trabalha com mais serviços do que o Android e o Chrome

Outro aspeto relevante de mencionar, com base na mesma fonte de informação, é a resistência destas chaves de acesso ao phishing. Com esta novidade, a 1Password dá o “salto” para o lote restrito de gerenciadores de senha, onde consta a Google. A diferença é que, ao passo que o Google apenas funciona com Android e Chrome, o 1Password suporta outros dispositivos e serviços, entre os quais Firefox, Edge, Brave e Safari.

Ainda assim, destaca-se que o 1Password precisa das versões mais recentes do Android. Como refere a Digital Trends, só será possível usar este gerenciador de senhas, com Android 14 ou mais recente.

Depois de instalares a app, existe ainda a possibilidade de aceder à “Torre de Vigia” do 1Password e verificar quais os logins que podem ser substituídos por chave de acesso. A recomendação da própria 1Password passa por usar Amazon, WhatsApp ou Uber, numa fase inicial. As três aplicações referidas têm sistemas configurados e prontos a usar.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.