Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Dispositivos Google Home estão a desiludir e utilizadores não escondem frustração

Vários utilizadores do ecossistema Google Home reportam falhas frequentes em operações que habitualmente corriam sem problemas. O que se passa?

Google Home

Para quem quer montar uma casa inteligente, o ecossistema Google Home e os produtos Nest são uma excelente aposta. Durante anos estes produtos receberam elogios da comunidade, contudo, isso já não é bem assim.

Conforme avança a Android Authority, há uma crescente onda de descontentamento em torno do desempenho dos dispositivos Google Home. Vários utilizadores queixam-se que os seus gadgets ficaram menos confiáveis e isso é, naturalmente, uma fonte de frustração.

Falhas na compreensão de comandos ou execução errada dos mesmos são as queixas mais frequentes

Os relatos do descontentamento com o funcionamento dos produtos Google Home surgiram no Reddit. Aí, um utilizador criou um tópico para expressar a sua frustração com a situação e rapidamente percebeu que não estava sozinho.

Nessa publicação, ele relata como tinha um ecossistema de produtos espalhados pela casa que funcionava na perfeição. Contudo, de forma inusitada, os problemas começaram a surgir com vários comandos e ações a não serem reconhecidos.

"Agora, mal consigo fazê-lo entender qualquer comando ou fazer qualquer coisa que eu fazia antes. Nada funciona, e tudo o que ouço é: "Desculpa, algo deu errado, tenta novamente mais tarde"."

Os comentários estão recheados de relatos semelhantes e casos bastante inusitados. Por exemplo, um utilizador relata que sempre que pede à Assistente Google para desligar a sua ventoinha, esta desliga as luzes do quarto.

Ou seja, tem havido uma degradação da experiência Google Home que não está a deixar os seus utilizadores nada contentes. Uma degradação que também já notei, mas sempre pensei que era um problema meu ao verbalizar os comandos.

Tenho uma coluna Google Nest Mini já com alguns anos que uso maioritariamente para ouvir música, definir alarmes e até colocar algumas questões. E ultimamente notei que ela tem mais dificuldade em entender algumas das minhas questões ou dá-me resultados diferentes daquilo que pretendo.

Como já disse, sempre pensei que o problema pudesse ser meu, sobretudo na verbalização dos comandos, até porque a uso em inglês. Mas com estes relatos, começo a pensar que o problema pode ser mesmo do outro lado.

O que motivará esta inconsistência?

Esta é a grande questão que todos colocam e para a qual ninguém tem uma resposta. Com a ausência de respostas, as teses multiplicam-se e entramos no ramo da especulação.

Muitos afirmam que isto pode ser fruto da transição que a Google está a fazer da Assistente para o Gemini. Outros teorizam que possa ser uma degradação programada pela Google para motivar os utilizadores a comprar novo hardware que possa ser apresentado em breve com o Gemini integrado.

As fontes da Android Authority dão o último cenário como pouco provável. Elas afirmam que a intenção da Google é integrar o hardware atual com o Gemini, por isso, não faz sentido que a empresa esteja a tornar obsoletos os seus equipamentos. Só nos resta aguardar por uma eventual correção.

Google Nest Mini
39,95 €PowerPlanet
59 €Poupa 32%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.