Dirt 3, como alguns de vocês podem conhecer, é um jogo que na sua base é composto por rally. Com esta iteração, a série retornou um pouco às suas raízes - mais rally, menos X-"super rad" Games.
Após experimentar na altura, há cerca de 4 anos, achei que a direcção que a Forza Horizon 4 – Análise e Apontamentos Finais a ter em conta
Embora a lenda do rally Colin McRae já não apareça como "sponsor", a Codemasters tomou em Dirt 3 um passo atrás, dedicando-se cada vez mais ao que fez da série um marco nos jogos de corrida: locais míticos, como a Finlândia; e rally stages como antigamente.
Apesar da infeliz presença de uma equipa virtual com comentários, por vezes, fora de contexto, o Dirt 3 sabe para o que veio... mais ou menos.
Dirt 3 trouxe ao desporto do rally mais variedade, e francamente, mais emoção.
No começo, cometem a gafe de te bombardear com buggies e camiões Landrush. Estes carros são muito diferentes do que os tradicionais carros de rally. Felizmente estes eventos começam a ser (bem) mais fragmentados, com novas inclusões como o fantástico Rally Cross, e o modo Head-2-Head.
Outra diferença para Dirt 2 passa pela moeda de jogo. A antigo foi descartada dando lugar aos pontos de experiência. Ou seja, quantos mais pontos conseguires, mais sobes no ranking.
Dessa forma ganhas acesso a novas corridas, veículos e patrocinadores (na forma de pinturas). Outro factor interessante passa por poderes alternar de patrocinador em todas as corridas, não te cingindo a um só.
Uma nova "moeda" para novas corridas, veículos e patrocinadores
Em muitos dos eventos podes também escolher várias classes de veículos. Existe mais uma vez variedade: carros clássicos dos anos 60 aos anos 90. Bem como carros à lá WRC e "Kit Cars". Apesar de não ter as licenças FIA, Dirt 3 oferece mais que 40 carros das várias décadas de história de rally, incluindo os míticos Audi 80, Lancia Stratos, Delta Integrale, Mini Cooper, entre outros.
Além das típicas rally stages, há uma série de outras disciplinas de corrida em Dirt 3. Para além dos referidos eventos Rally Cross e Head-2-Head, temos testes Gymkhana (Drift), Land Rush (os tais buggies), e Trailblazer (basicamente Hill Climb).
Tudo isto aglomerado com mecânicas que conseguem arranjar um equilíbrio entre simulação e arcada, nunca te alienando por completo. É sobretudo de fácil compreensão, um aspecto difícil de conseguir, tendo em conta o acréscimo em físicas que têm vindo a ser implementadas.
Enquanto estava a escrever este artigo, tinha noção que Dirt 3 era um jogo do final da 7ª geração. Mas não... Este jogo já tem mais de 7 anos! É incrível como o tempo passa!
Depois de o ter revisitado, chego à conclusão que a Codemasters criou um jogo timeless. É fantástico que, mesmo após estes anos, a série Dirt conseguiu manter o seu charme, conseguindo cada vez mais atrair novos jogadores, mantendo os veteranos por perto.
Este jogo já tem mais de 7 anos! É incrível como o tempo passa!
Com isto, espero que consigas perceber o porquê da série Dirt ser o standard actual dos jogos de rally. Na minha opinião, nunca outra editora conseguiu chegar aos calcanhares da Codemasters no que toca a este género. EA, Activision ou até Ubisoft, sabem o quão difícil é criar algo tão polido como Dirt.
Por isso, se em algum momento puderes experimentar ou adquirir um jogo da série Dirt, dá uma vista de olhos neste. Muito dificilmente te irás arrepender, asseguro-te!
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