Director de segurança da Google afirma que o Android será mais seguro do que iOS

Pedro Ramos
Pedro Ramos
Tempo de leitura: 2 min.

Neste momento os principais sistemas operativos no mundo mobile são o Android da Google e o IOS da Apple, porém o IOS sempre teve a fama de ser o mais seguro.

Mas e então se agora os papeis se invertessem?

Pois bem, o director de segurança da Google, Adrian Ludwig, afirmou numa conferência realizada ontem que ambos os sistemas operativos são quase iguais no que toca a segurança e acrescentou que o ecossistema aberto do Android poderá vir a ser mais seguro do que o IOS no futuro.

Vê ainda: UMi Plus: Desmontado passo-a-passo em Vídeo

Contudo, até ao momento o SO da Apple tem-se mostrado mais capaz de salvaguardar o utilizador, em grande parte graças à forma de como libertam os patches de segurança e pela menos diversificação de equipamentos no mercado.

Ou seja, quando uma atualização de software sai para o IOS, esta chega a todos os terminais compatíveis, enquanto que no Android as atualizações por vezes têm que passar pela marca e ainda pela operadora e só depois chegar ao smartphone do utilizador. Mas Ludwig afirmou que têm estado empenhados em tentar resolver esta situação.

Ludwig disse que o número de smartphones Android que têm aplicações potencialmente prejudiciais instaladas é inferior a um por cento, mas reconheceu que a fragmentação existente no sistema Android e atrasos nas actualizações de patches de segurança continuam a ser uma preocupação para a Google.

Observou e rematou ainda que o sistema open source do Android poderá resultar num aumento de segurança, e tu agora provavelmente estás a discordar completamente, mas se pensares mais afincadamente até que faz sentido, uma vez que existindo inúmeras marcas em busca de falhas de segurança irá diminuir a probabilidade de existirem tantos problemas por detectar, e como diz o ditado, "duas cabeças pensam melhor que uma".

Por último, Adrian Ludwig referiu também que um ataque de um malware a um número elevado de pessoas é quase impossível no sistema Android e não espera que isso venha a acontecer.

Vamos ver o que a Google nos guarda para o futuro e para o seu Sistema Operativo Android.

Talvez queiras ver:

Xiaomi poderá entrar de forma oficial nos Estados Unidos

Lenovo Phab 2 Pro chega ao mercado como o pioneiro do Google Tango

Xiaomi Mi Note 2 esgota em menos de um minuto após início de vendas