Digital Wellbeing está a ter impacto negativo na performance dos Google Pixel

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Uma das principais novidades implementadas no Android Pie está a ter um efeito indesejado. No Reddit existe já um tópico que deixa bem claro o quão os utilizadores estão insatisfeitos com os efeitos secundários do Digital Wellbeing nos seus Google Pixel.

Os queixosos têm a certeza de que a causa desta perda de performance é o Digital Wellbeing porque caso estes a desativem, as coisas mudam drasticamente de figura. Alguns deles falam numa diferença "da noite para o dia" depois de descartarem esta funcionalidade.

Esta funcionalidade corre sobretudo em segundo plano, pelo que este tipo de impacto na performance de um smartphone é perfeitamente plausível. Ainda assim, só passados todos estes meses é que as queixas, em relação à matéria, começaram a surgir.

As causas deste fenómeno não são conhecidas, nem a Google faz comentários

Importa notar que o Android Pie chegou aos Google Pixel em agosto do ano passado. Com ele, também o Digital Wellbeing ficou disponível para todos os detentores de um dos smartphones da empresa de Mountain View.

Por conseguinte, é um pouco curioso que só passados todos estes meses é que este tema tenha chegado à ordem do dia. O que poderá estar a causar este tipo de impacto na performance dos Google Pixel? Será a quantidade de dados que a funcionalidade foi recolhendo ao longo deste tempo?

As respostas a estas questões não são conhecidas. Por enquanto, ainda não existe qualquer tipo de comentário relativo a esta situação da parte da Google.

Qual o propósito do Digital Wellbeing

O Digital Wellbeing chegou com o Android Pie e tem como intuito fazer com que passemos menos tempo agarrados ao smartphone. Sendo capaz de monitorar aquilo que fazemos no dispositivo, temos uma noção mais concreta de quanto tempo passamos com ele e quanto tempo despendemos com determinadas aplicações.

Para além disso, o Digital Wellbeing permite definir tempos máximos de uso para determinadas aplicações. Ademais, é possível fazer com que a interface dessa aplicação fique acinzentada, como incentivo para que a deixemos de usar a partir de uma determinada hora.

Claro que tudo isto funciona maioritariamente em segundo plano, daí que possa ter algum impacto na performance do smartphone. Por enquanto, apenas os Google Pixel, smartphones Android One e um punhado de outros é que podem tirar partido do Digital Wellbeing. Desse modo, explica-se que este seja um fenómeno que não esteja largamente espalhado pelo mercado Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android Q vai trazer funcionalidade de segurança única para os Google Pixel
  • OnePlus confirma tipologia do ecrã do OnePlus 7 Pro
  • Xiaomi Mi Mix 2 impressiona ao receber o Android Pie
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.