A DIGI chegou a Portugal há pouco mais de um mês e tem, nos últimos tempos, agitado o mercado das telecomunicações. Assim sendo, demos um “salto” até ao Portal da Queixa, para ver qual tem sido o feedback quanto às operadoras lowcost.
Para efeitos comparativos, tivemos em conta o número de reclamações feitas acerca de DIGI, Uzo e Woo.
(Nota: a “Amigo” está com problemas na sua página, motivo esse pelo qual não foi incluída na lista)
Uzo é a que tem menos reclamações, mas não é a que tem melhor nota
Das três operadoras low-cost, quem conta com menos reclamações feitas é a Uzo. Até à data, contam com 96 reclamações, o que é um valor inferior às 142 queixas feitas por utilizadores da Woo.
No que toca a reclamações, quem apresenta um valor mais significativo é a DIGI que, à data de escrita do artigo, tem um total de 379 queixas. Ainda assim, é relevante ter em conta os índices de satisfação do consumidor.
Neste caso, apesar da Uzo contar com menos reclamações, conseguimos ver que a nota global é mais baixa do que a da Woo. A Uzo tem um rating de 80,7 pontos em 100 possíveis, um pouco aquém dos 93,7 pontos em 100 possíveis da Woo.
A DIGI, por sua vez, aparece no Portal da Queixa com a nota inferior dos três operadores “low-cost”. A recém-chegada a Portugal apresenta uma nota de 56,2 pontos em 100 possíveis.
Ainda assim, há outro ponto relevante a ter em conta. No segmento “taxa de retenção de clientes”, a Uzo, apesar de ser a que tem menos queixas e do bom rating, é a que apresenta um menor valor de taxa de retenção de clientes (24%).
As queixas em “destaque” sobre cada uma das operadoras
No Portal da Queixa, é possível ver algumas notas deixadas pelos utilizadores, em destaque na própria página. Sendo assim, damos-te alguns exemplos, para DIGI, Woo e Uzo, de problemas relatados.
DIGI
Quanto à DIGI, são várias as queixas relacionadas com inscrição na própria operadora e portabilidade.
O utilizador Francisco Reis escreve: “a experiência com a Digi começou de forma negativa, pelo menos para mim. Notei que os preços são bastante atrativos e, por isso, tenho tentado preencher o formulário disponível no site para fazer a portabilidade do meu número de telemóvel e obter um cartão SIM. No entanto, quando tento inserir a morada, aparece uma mensagem a indicar que a morada não está correta”.
Importa referir que a mensagem foi deixada a 5 de novembro, um dia depois de chegada da DIGI a Portugal. No entanto, o user em questão voltou a escrever, no dia 19 do mesmo mês, a reforçar que não recomenda a DIGI, pelo “fraco serviço” e demora na resposta.
Woo
Na Woo, também há quem use o Portal da Queixa para falar de alguns aspetos a funcionar menos bem. Um exemplo disso mesmo é o utilizador Pedro Vieira, um dos vários users a abordar problemas relacionados com a morada.
“Durante o dia de hoje tentei perceber se a minha morada tinha cobertura WOO. Na aplicação da WOO, a morada não aparece após colocar o código-postal. Apareceu então uma mensagem a informar que deveria entrar em contacto através do chat com um operador” - escreve.
O próprio ainda acrescenta: “após alguns minutos à espera, fui atendido por um operador, que me questionou qual era a morada. Informou-me que a rua não aparecia e para validar que estava certa. Eu afirmei que estava certa e que por não ter aparecido na app é que abri a conversa com o operador. Foi-me então referido que se não aparece, é porque não existe cobertura”.
Uzo
No mesmo sentido da queixa anterior, também um utilizador da Uzo, Mário Lima, refere problemas com os serviços na sua área de residência. O próprio estranha a situação, até pelo facto da MEO, segundo o próprio, operar na zona onde vive.
“Ao tentar contratar os serviços da UZO, fui informado de que esta marca não possui cobertura na minha área, o que considero injustificado, dado que a MEO oferece serviços no mesmo local e a UZO opera sobre a mesma infraestrutura. Esta situação impede-me de aceder a serviços mais económicos, conforme publicitados pela UZO” - reclama.
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