A infraestrutura de redes móveis em Portugal está a crescer a um ritmo acelerado, mas os dados mais recentes da ANACOM trazem uma surpresa que abala o 'status quo' do mercado. No final do terceiro trimestre de 2025, existiam em território nacional 14 890 estações de base com tecnologia 5G, um aumento impressionante de 40,6% face ao ano anterior.
A Vodafone consolidou a sua posição como a operadora com maior densidade de rede de nova geração, contando com um total de 5273 estações instaladas. Logo atrás surge a NOS, com 4768 estações, mantendo-se competitiva na corrida pela cobertura.
DIGI já ultrapassou a MEO em número de estações 5G em Portugal
O dado mais revelador surge na luta pelo terceiro lugar. A DIGI, a operadora que entrou recentemente no mercado, já ultrapassou a MEO em número de antenas 5G instaladas. A empresa romena conta com 2581 estações, enquanto a operadora da Altice se fica pelas 2268.
Isto é particularmente curioso dado que, em termos de clientes totais, a MEO continua a ser quem domina a rede móvel em Portugal, rapidamente no que toca a infraestruturas. Apesar de a MEO ter registado um crescimento de 47,7% no número de estações face ao ano passado, não foi suficiente para acompanhar o ritmo de instalação da nova concorrente.
Esta expansão agressiva da DIGI na infraestrutura física demonstra a sua aposta forte em criar uma rede própria robusta, mesmo numa altura em que enfrenta escrutínio sobre limitação do serviço, nomeadamente após se ter descoberto que o tarifário ilimitado da DIGI é afinal limitado em termos de volume de dados.
Em termos técnicos, a maioria destas estações (11 289) opera na faixa dos 700 MHz, que é essencial para garantir uma maior cobertura geográfica, especialmente dentro de edifícios. Enquanto a faixa dos 3,6 GHz, que oferece velocidades mais altas, mas menor alcance, conta com 5387 estações.
5G já está presente em todos os 308 concelhos do país, mas ainda é preciso crescer
A cobertura geográfica do 5G já é bastante abrangente, estando presente em todos os 308 concelhos do país e em 75% das freguesias. No entanto, a densidade continua a ser muito superior nas zonas litorais e centros urbanos, com 62,4% das estações concentradas em áreas predominantemente urbanas.
Do lado do consumidor, a adesão tem crescido. O número de utilizadores de internet móvel através de 5G já atingiu os 5,3 milhões, um salto de 60,7% num ano. O que significa que quase metade da população portuguesa (49,1%) já navega na rede de quinta geração.
Promoção do dia
