Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

DIGI, MEO, NOS e Vodafone: subscrição isolada deste serviço está em vias de extinção

O mercado de televisão abranda e regista o pior crescimento das últimas duas décadas. Portugueses já quase não subscrevem TV isoladamente.

operadoras

O mercado de televisão por subscrição em Portugal atingiu um novo máximo de assinantes, mas os sinais de saturação são cada vez mais evidentes. Os dados mais recentes da ANACOM, referentes ao terceiro trimestre de 2025, mostram que existem 4,7 milhões de clientes, mas o ritmo de crescimento é o mais baixo registado desde 2006, altura em que o setor ainda estava em franca expansão. Apenas 1,7% dos clientes subscrevem TV isoladamente.

MEO continua a dominar o mercado de TV por subscrição em Portugal

A MEO continua a ser a operadora dominante neste segmento, com uma quota de 42,0% e sendo, juntamente com a Vodafone, quem mais conseguiu captar novos assinantes em termos líquidos face ao período homólogo. A Vodafone, que detém 19,3% do mercado, tem apostado na diversificação dos seus serviços, sendo recentemente fez regressar a Netflix ao seu catálogo.

O Grupo NOS mantém a segunda posição com 35,8%, mas foi a operadora que registou a descida mais notória na sua quota de mercado neste trimestre. Já o Grupo DIGI / NOWO aparece com 2,7% dos assinantes de televisão. Embora a sua expressão na TV por subscrição seja ainda reduzida e herdada da NOWO, a operadora romena está a investir forte noutras frentes de infraestrutura, ao já superar a MEO em número de estações 5G instaladas.

Serviço de subscrição de TV isolado está em vias de extinção

A tecnologia que suporta estes serviços continua a mudar radicalmente em Portugal. A fibra ótica (FTTH) é o único motor de crescimento, representando já 69,2% do total de acessos e absorvendo os clientes que abandonam as tecnologias obsoletas como o ADSL e o satélite. Ainda assim, até a fibra registou o seu crescimento mais baixo desde que surgiu em 2007. O que prova que o mercado está maduro.

Outro dado relevante para a tua carteira é a confirmação de que o serviço de televisão isolado é uma espécie em vias de extinção. A esmagadora maioria dos portugueses, cerca de 98,3%, subscreve televisão integrada em pacotes convergentes (com internet e voz), restando apenas 1,7% de clientes que compram o serviço de forma isolada.

Promoção do dia

XIAOMI TV F 65"
XIAOMI TV F 65"65 polegadas (165 cm), 4K UHD, Smart TV
Oferta por tempo limitado
349,00 €Amazon
569,00 €-39%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA.