Home Android

5 dicas para poupares espaço no teu telemóvel Android

Se tens um smartphone Android, certamente que já te apercebes-te do quão fácil é o espaço de armazenamento desaparecer sem sequer dares conta. Não importa se tens 32GB ou 128GB de memória interna, se não fizeres nada para evitar que isso aconteça, a memória acaba por “desparecer”.

Existem várias pequenas acções que podes realizar no teu smartphone Android de forma a que a memória interna deixe de ser um problema. Por isso mesmo, venho aqui dar-te 5 dicas para poupares espaço no teu smartphone Android.

1. Usar a cloud do Google Photos

Se tens um smartphone Android, certamente que também tens uma conta Google. Por isso, se não estás a tirar o máximo proveito do que a Google te oferece, não sabes o que estás a perder.

A Google Photos é a melhor aplicação que podes utilizar para gerir todos os teus ficheiros multimédia, sejam eles fotografias ou vídeos. Esta aplicação da Google vai-te rapidamente fazer esquecer que o teu smartphone chega também com uma app Galeria nativamente.

Dicas armazenamento smartphone Android 1 4gnews

Mas, para além de ser uma excelente aplicação de Galeria, a Google Photos pode ser uma das ferramentas mais importantes para poupares espaço no teu smartphone Android. Incluída na aplicação, está a funcionalidade de exportação de fotografias/vídeos para a cloud da Google.

Ou seja, podes de forma automática configurar a aplicação para que qualquer fotografia ou vídeo que tires seja diretamente transferida para a tua conta Google na cloud. Depois, basta com um só clique, apagares os ficheiros do teu smartphone.

Dicas armazenamento smartphone Android 2 4gnews

Esta é sem dúvida a forma mais prática e eficaz de poupar espaço no teu Android. O melhor de tudo é que a Google oferece-te espaço ilimitado para fotografias de alta qualidade. Assim que forem passadas para a tua conta na cloud, vais poder ter acesso a todas as tuas fotos e vídeos em qualquer computador ou smartphone.

2. Usar aplicações “Lite”

Hoje em dia as empresas começaram a dar muito mais atenção aos mercados de grandes dimensões onde os smartphones mais modestos são “reis” e onde não existe tanta disponibilidade de redes móveis de qualidade.

Por isso, começaram a desenvolver aplicações mais simples e de tamanho extremamente reduzido. Mas, mesmo que tenhas um smartphone com excelentes especificações, não significa que não possas utilizar também estas aplicações.

Por exemplo, a aplicação do Facebook Messenger ocupa aproximadamente 200MB, enquanto que a Messenger Lite não chega aos 20MB. O mesmo exemplo pode ser utilizado com o Google Maps, e a sua versão “Go”. Enquanto que a aplicação original ocupa cerca de 130MB, a variante “Go” pouco passa dos 300KB.

Dicas armazenamento smartphone Android 3 4gnews

Deves ainda ter em consideração que as versões “completas” tem tendência a ocupar cada vez mais espaço com o passar do tempo. Enquanto que as variantes “Lite” continuam sempre a ocupar o mínimo espaço possível.

3. Eliminar as aplicações que não usas

Eu sou suspeito neste tópico. Como utilizador Android desde o seu nascimento, sei que é extremamente fácil começar a instalar um monte de aplicações para “testar”, e acabar por me esquecer que elas estão no meu smartphone.

Quantas vezes já instalas-te um jogo, que passado 2 dias deixou de te interessar? Pois bem, o mais certo é que nunca te vás lembrar de o desinstalar. Com isto, é muito fácil que em vez de manteres 15 aplicações no teu smartphone que realmente usas, andes a “arrastar” mais do dobro sem qualquer necessidade.

Uma rápida passagem pela lista de aplicações instaladas regularmente pode salvarte muitos GB de memória no smartphone. Especialmente numa altura em que a grande maioria dos jogos ocupa pelo menos 150MB/200MB. Isto para não falar de jogos que ultrapassam a barreira de 1GB.

4. Limpar a pasta de downloads

Hoje em dia existem muitos utilizadores que utilizam o seu smartphone como dispositivo tecnológico principal, ou seja, não possuem por exemplo um computador. Assim sendo, é bastante provável que acabem por acumular imensos ficheiros na pasta de downloads, tal como acontece nos computadores.

Por isso mesmo, outra pequena rotina bastante saudável para o teu smartphone é uma vista de olhos regular na tua pasta de downloads. Ficarias surpreendido no “lixo” que vais encontrar todas as semanas. Por vezes, podes mesmo acumular mais de 1GB em “tralha” na tua pasta de downloads, sem sequer dares conta disso.

5. Apagar os ficheiros enviados por WhatsApp

Pois é, o WhatsApp é sem dúvida a aplicação mais utilizada em smartphones para as pessoas comunicarem entre si. Tornou-se rapidamente um bem essencial à grande maioria dos utilizadores, sendo utilizado para os mais variados fins.

Seja para comunicares com os teus amigos em grupo, familiares, ou até mesmo colegas de trabalho, o WhatsApp pode estar a “comer” a tua memória e tu nem dás conta. O problema não é a dimensão dos chats propriamente ditos, mas sim os ficheiros multimédia.

Dicas armazenamento smartphone Android 3 4gnews
Acumulado no WhatsApp em cerca de uma semana…

Qualquer ficheiro multimédia recebido ou enviado no WhatsApp fica automaticamente gravado no teu smartphone. Tens aquele amigo(a) que te manda 100 GIFs por dia? Se calhar devias pedir para ter calma com o spam.

Voltando a referir o Google Photos, podes selecionar a opção para realizar o backup da pasta do WhatsApp e manter todos os ficheiros multimédia na cloud. Em último caso, se achares que não têm grande valor a longo prazo, o melhor é mesmo fazeres uma limpeza semanal desta pasta.

Sim, estas dicas podem parecer demasiado simples e até mesmo óbvias. Mas é incrível o número de utilizadores que não sabe destes pequenos “truques” para tirar o máximo proveito do seu smartphone Android. Ou simplesmente são demasiado preguiçosos para o fazer.

Porque não usar um cartão de memória?

É claro que a primeira coisa que vem à ideia quando se fala em problemas de espaço, é a utilização de um cartão de memória. No entanto, essa é provavelmente uma das piores soluções que podes escolher. Podes saber mais neste artigo em que explicamos o porque dos cartões de memória poderem tornar o teu smartphone bastante lento.

Por isso mesmo, não vamos sequer colocar a hipótese de expandir a memória do teu smartphone através da utilização de cartão microSD. É bem preferível realizar os pequenos passos que explicamos para maximizar o espaço disponível no teu telemóvel.

É muito fácil reclamar que os smartphones não têm espaço de armazenamento suficiente, ou que estão a ficar demasiado lentos. Mas, certamente que metade dessas queixas não existiriam caso os utilizadores “perdessem” uns minutos por semana a tratar do seu smartphone.

Por fim, espero que tenhas gostado e tires proveito destas 5 dicas para poupares espaço no teu smartphone Android.

Nascido em Sintra e a viver em Londres, amante do mundo Android desde o velhinho Galaxy S1 e apaixonado por tudo o que tecnologia envolve. No tempo livre o mais importante é sem dúvida família, música, natureza e... Xbox!