Devo ou não comprar um smartphone Chinês?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

Antes demais deixem-me reformular este título. Porque na verdade quase todos os smartphones são Chineses, pelo menos feitos na China. Um iPhone é tecnicamente Chinês. Embora tenha sido desenhado nos EUA foi feito e produzido na China, (onde as condições nem sempre são as melhores).

Mas aqui, quero referir a um Smartphone Chinês mesmo, um Efox.com.pt designadas como lojas online para smartphones Chineses.

Até que ponto vale comprar um smartphone Chinês? É seguro? Devo ou não? Vamos falar um pouco disso.

Comprar um smartphone é uma tarefa que exige alguma pesquisa. Ou não tens amor ao dinheiro, ou terás mesmo de querer saber mais sobre o gadget, para teres a certeza que a tua compra é acertada. Então começas a ver unboxing's e Reviews do terminal e reparas que quanto mais sabes sobre ele mais perguntas tens.

Se for um daqueles smartphones que podes ver numa Fnac ou Worten não terás certamente problema. Vais a uma loja pegas nele e tiras as tuas dúvidas, mas se o Smartphones vem da China questionas-te se deverás ou não fazer esse tipo de “movimento” arriscado.

Não há nada pior que fazer uma má compra, fica-se com aquela azia durante semanas e questionas-te até que ponto voltarás a cair numa dessas. Quanto maior o valor, por mais tempo a azia dura.

Então vamos analisar o que pode acontecer na compra de um smartphone Chinês. Acima de tudo aconselho um site em que confies ou conheças alguém que confie. Honestamente não confies tanto na Internet quanto a isso. Porque a verdade é que as pessoas que reclamam de alguma situação tendem em querer escrever mais do que as que estão satisfeitas. Eu sou das pessoas que dou sempre review ao que compro, seja ele no Ebay ou na Amazon, avaliando pontos-Chave:

  • Tempo de espera até recepção do produto,
  • Qualidade/preço
  • Serviço pós venda se necessário.

Como referi uma compra na Amazon, no Ebay ou noutro Site nem sempre compras diretamente ao vendedor. A maior parte dos sites são revendedores do produto. Por exemplo, se eu comprar um Motorola na Amazon a minha garantia e serviço pós-venda terá de ser dado pela Motorola não pela Amazon. A maior parte dos sites funcionam exactamente da mesma forma. A garantia que tens, é garantia do fabricante e estes terão de ser os responsáveis pela pós-venda do produto. Sim eu sei que compras-te o smartphone (neste caso na amazon) mas o dinheiro não vai para a Amazon só uma pequena parte, por isso terás de responsabilizar a pós-venda a quem realmente recebeu o teu dinheiro. (neste caso a Motorola).

Comprar um smartphone num site que venda smartphones Chineses é a mesma situação. A tua garantia é dada pelo fabricante não pelo site que te expôs o produto para venda.

É uma situação complicada? É. A maior parte desses sites referidos acima dão-te ajudas em serviços pós-venda e desta forma garantem uma maior segurança ao cliente, mas como referi a palavra final é do fabricante.

Eu comprei um OnePlus One no Ebay sabendo que se por algum motivo ele me avariasse seria um smartphone “para o lixo”. No entanto, depois de ponderada a situação decidi que era a melhor opção a fazer. Não quero com isto dizer que todos os smartphones chineses podes “esquecer” a garantia, não. Quero sim referir que terás de ter paciência. Terás de fazer videos a demonstrar a avaria, terás de enviar para a China, esperar que seja arranjado e esperar o tempo que possa demorar no caminho de volta. Por isso pensei, na minha situação seria dinheiro “deitado ao lixo”, porque honestamente não tenho nem tempo nem paciência para tal.

Aquilo que fiz foi pôr no seguro ( seguro do banco para gadgets) e qualquer situação menos feliz tenho o problema resolvido.

Por isso considera o teu investimento e questiona ao site que tencionas comprar como funcionarão com garantias. Como referi nem sempre aquilo que lês na Internet podes confiar, embora não queira com isto dizer que não seja verdade…Mas de 10 pessoas que estão satisfeitas 1 escreve sobre isso e de 10 pessoas insatisfeitas 7 escrevem sobre isso. Lógica da probabilidade.

Relativamente à qualidade dos produtos. É como tudo. Tens muita coisa boa e muita coisa má. Ou menos boa para a qualidade/preço. Um dos melhores exemplos que dou é mesmo o UMI ZERO ( podem ver a review aqui), que é um dos melhores gama-média que já tive nas mãos. É um terminal com uma construção exemplar e acreditem bem melhor que qualquer um Samsung da mesma gama. Agora também podes encontrar smartphones que a qualidade não seja tão boa, por isso mesmo referi, vê reviews. O Youtube existe para algo e quase tudo que procuras poderá ser lá encontrado. Analisar um produto e saber opiniões diferentes é sempre uma forma de construirmos a nossa.

Existem de facto alguns “senãos” na compra de smartphones vindos da China. O tempo de espera e a Alfândega são os maiores. Temos de ter noção que o Smartphone vai viajar metade do Mundo e que o processo demora tempo, depois as Alfândegas existem para ter a certeza que pagamos os devidos contributos ao País ( para depois pagarem gasolina a antigos presidentes da República, mas isso é outra história). Poderão ser adicionados encargos financeiros à nossa compra. Muitos sites fornecem o Seguro de Alfândega e cada vez mais sites aderem a isso. Onde pagas “x %” do valor final e se houverem encargos de Alfândega ficam cobertos por esse mesmo seguro.

Então se olharmos bem vemos que há condições, que embora um pouco mais arriscada que uma compra numa loja física, existem possibilidades que farão a compra de um smartphone Chinês agradável e segura.

A pergunta final é: -Devo ou não?

Honestamente terá de partir de ti. As ferramentas estão criadas para com que as compras sejam fluídas, transparentes e coerentes, agora com o futuro espera-se que este tipo de acção seja mais frequente. Eu sou um comprador constante de Amazon e Ebay de produtos vindos da China, Como sabem recebemos equipamentos constantemente da Efox.com.pt e também sem nenhum problema. Pessoalmente eu não vejo mais nenhum entrave em comprar num site seja ele de onde for, aliás atrevo-me a dizer que o Site do Pebble Smartwatch no acto de entrega demorou mais que qualquer site Chinês.

Falem com os sites e tirem as vossas duvidas antes de fazer a compra, Será uma forma de ter ainda mais a certeza que o site contém todos os requisitos que para ti são importantes.

Talvez queiras ver:

  • ZTE lança o Star 2 – Smartphone que obedece à sua voz (vídeo)
  • Meizu Blue Charm Note (M463M) passa pela certificação da TEENA
  • Imagens do Samsung Z1 Tizen com possível apresentação em Janeiro
  • Ramos i9s Pro – Tablet com dois sitemas operativos Windows e Android

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.