Descubre por que Apple diz que MacBook Air M3 é o 'melhor para IA'

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple lançou ontem (04) o seu aguardado MacBook Air M3 através de um comunicado de imprensa. A mensagem atraiu atenção devido a um trecho em que a empresa afirma que o novo modelo, equipado com o processador M3, é "o melhor laptop de consumo do mundo para IA".

A declaração pode parecer ousada, mas é importante lembrar que a Apple fez essa afirmação antes da Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) de 2024. O evento está previsto para acontecer em junho, e tudo indica que a Apple irá anunciar uma série de novos recursos de inteligência artificial (IA) na ocasião.

Apple explicou afirmação sobre o M3 Macbook Air

Macbook Air M3
Imagem: Divulgação / Apple

O comunicado emitido pela Apple destacou o poder do processador M3 e como a nova tecnologia possibilita uma utilização ainda mais avançada de funcionalidades de IA.

"Todo Mac é uma ótima plataforma para a IA. O M3 inclui um Neural Engine de 16 núcleos mais rápido e eficiente, juntamente com aceleradores na CPU e GPU para impulsionar o aprendizado de máquina no dispositivo, tornando o MacBook Air o melhor laptop de consumo do mundo para IA."

A empresa ainda mencionou alguns dos diversos recursos aos quais os utilizadores do novo MacBook Air terão acesso. Embora a Apple parecesse estar um pouco atrás de outras marcas em termos de IA, o novo modelo de computador parece "recuperar o atraso", ao trazer muitos recursos que já estão disponíveis no mercado.

"Para aproveitar esse incrível desempenho de IA, o macOS oferece recursos inteligentes que aumentam a produtividade e a criatividade, para que os utilizadores possam ativar recursos avançados de câmara, conversão de fala em texto em tempo real, tradução, previsões de texto, compreensão visual, recursos de acessibilidade e muito mais. Com um amplo ecossistema de aplicações que oferecem recursos avançados de IA, os utilizadores podem fazer de tudo, desde verificar os seus trabalhos de casa com a assistência de matemática com IA no Goodnotes 6, até aprimorar fotos automaticamente no Pixelmator Pro, ou remover ruído de fundo de um vídeo usando o CapCut."

Apesar de mencionar aplicações que já possuem funcionalidades de IA, os recursos do M3 MacBook Air relacionados à tecnologia não se limitarão apenas a eles. No comunicado, a Apple também enfatizou que o novo computador contará com modelos de IA, incluindo modelos de linguagem grande (LLMs).

"Combinado com a arquitetura de memória unificada da Apple, o MacBook Air também pode executar modelos de IA otimizados, incluindo modelos de linguagem grande (LLMs) e modelos de difusão para geração de imagens localmente com ótimo desempenho."

Além de indicar que a Apple trará as suas próprias ferramentas de IA generativa de texto e imagem, o comunicado também menciona que outras aplicações de IA poderão ser utilizadas no novo MacBook Air.

"Além do desempenho no dispositivo, o MacBook Air oferece suporte a soluções baseadas na nuvem, o que permite que os utilizadores executem aplicações poderosas de produtividade e criatividade que aproveitam o poder da IA, como o Microsoft Copilot para Microsoft 365, Canva e Adobe Firefly."

Apple promete que “abrirá novos caminhos” em IA generativa este ano

Esta não foi a primeira declaração pública da Apple em relação aos seus trabalhos com IA. Durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre da Apple no mês passado, o CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que "ainda este ano" teremos novidades sobre isso.

Algumas semanas depois, durante a reunião de acionistas da Apple, Cook ressaltou que a Apple "abrirá novos caminhos" em IA generativa este ano. Essas provocações aumentam a expectativa para o WWDC 2024.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.