Ao que tudo indica, parece que o Android 14 para TV vai ter atualizações que podem ser interessantes. O anúncio foi feito no grande evento da Google I/O e essas melhorias vão chegar ao público ainda este ano.
Posto isto, o que esperar desta atualização? Segundo a Google, pelo menos uma coisa podemos prever: mais agilidade. Recentemente, a empresa especificou com mais algum detalhe aquilo que vai chegar de novo ao Google TV.
Vai demorar menos tempo a iniciar a televisão
Como refere Paul Lammertsma, engenheiro especialista em Android, um dos fatores que deverá ser corrigido tem a ver com a latência de inicialização. De qualquer forma, ainda não se sabe qual o valor ao certo (via Android Authority).
Outra questão que terá sido retificada tem a ver com o tempo que demora a iniciar a televisão. De acordo com Lammertsma, a atualização fez com que se poupassem 4 segundos ou mais neste processo.
Ainda assim, o grande destaque que o próprio atribui às melhorias da Google TV tem a ver com o “desempenho de rolagem vertical e horizontal”. Esta mudança em particular pode ser interessante, já que em muitos dispositivos pode parecer lenta.
Em adição a isso, também se espera que o update do Android 14 para televisões forneça um carregamento de dados mais rápido. Segundo a mesma fonte, reduz-se também 20% no uso de armazenamento, ainda que não existam grandes detalhes sobre o assunto.
Serão introduzidos modos de baixo consumo energético e energia otimizada
Sobre o Android 14 para TV, também é expectável que sejam introduzidos dois modos diferentes de energia. O primeiro é de baixo consumo energético e o segundo é de energia otimizada.
Na prática, isso significa que o primeiro desliga a ligação de rede da TV sempre que ela estiver em modo de espera. Já o segundo, por sua vez, permite um intercâmbio entre dispositivos da Google Assistant e transmissão Wi-Fi. Tudo isto para ativar a televisão pela rede, quando esta estiver em modo de espera.
Os termos podem parecer técnicos, no entanto um dos aspetos mais importantes sobre a última melhoria descrita é que a TV deverá consumir menos de 2W de energia, sempre que estiver em modo de espera.
Como se isso não bastasse, ainda vai ser mais fácil encontrar o comando da televisão com o Find My Remote. Outro destaque vai para o modo picture-in-picture que chega com o Android 14 para TV.