Esta semana foram lançados os novos smartphones dobráveis da Samsung, o Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6. Os equipamentos já estão disponíveis para compra em Portugal, desde 1249 € no caso do Flip6 e 2069 € no caso do Fold6.
Neste artigo reunimos três destaques destes smartphones dobráveis, focando-nos nas principais novidades anunciadas pela marca, mas também nas nossas primeiras impressões durante a apresentação dos produtos à imprensa.
Construção e design
A cada geração a Samsung faz aprimoramentos nos seus dobráveis que os tornam cada vez um produto mais refinado. Nesta geração, destaca-se o facto de serem os mais finos e leves Galaxy Z de sempre. E temos um design mais reto e simétrico.
No caso do Galaxy Z Fold6, temos dimensões de 68,1 x 153,5 x 12,1 mm dobrado e 132,6 x 153,5 x 5,6 mm aberto. O peso desce para as 239 gramas, que já o coloca bem perto dos números do Galaxy S24 Ultra.
Quanto ao Flip6, as dimensões são de 71,9 x 85,1 x 14.9mm quando dobrado e 71,9 x 165,1 x 6.9mm quando aberto. Tem um peso de apenas 187 gramas, que o torna bastante ergonómico de usar. Também se nota mais simetria e ideologia retilínea nas linhas.
Inteligência Artificial que facilita a produtividade
Há novas funcionalidades de Inteligência Artificial nestes modelos, mas também são aparelhos mais adaptados a tirar partido das mesmas. Por exemplo, app Notas traz tradução, resumos e formatação automática para tarefas simples e notas de reunião mais fáceis. Além disso, a função de transcrição permite a transcrição, tradução e resumo de gravações de voz diretamente nas Notas.
As funções estão mais aptas a tirar partido de um ecrã maior no caso do Fold, já que podes ver uma transcrição de uma gravação num dos lados do ecrã e no outro gerir a gravação em si. E no caso do Flip, podes estar a ter uma conversa e ter tradução em tempo real com alguém em ambos os ecrãs no idioma pretendido. E há muitas mais possibilidades à espera.
Mais opções nas câmaras
Nas câmaras do Galaxy Z Fold6 podes esperar a mesma configuração do Galaxy S24, sendo que no Flip 6 também, com a exceção da lente para zoom ótico de 3 vezes. As novidades estão em tirar partido do formato e da Inteligência Artificial nas fotografias.
Uma das grandes novidades é o modo FlexCam, que basicamente torna o teu Flip numa handycam. Podes fazer uma gravação enquanto seguras o aparelho à antiga e tens acesso ao auto zoom em metade do ecrã.
O modo noite agora também está disponível diretamente nas histórias do Instagram, para que possas usar diretamente a app sem perda de qualidade nas tuas partilhas. E com a ajuda da IA, podes pegar numa fotografia tua, desenhar um objeto com a S Pen e perceber se ficas bem de óculos, de gravata ou com um determinado chapéu. Neste caso, a criatividade é o limite.