Descoberta nova vulnerabilidade no Google Chrome. Atualiza já!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google disponibilizou esta semana uma nova atualização para o Google Chrome que todos os utilizadores devem instalar imediatamente. Entre as novidades que a mesma traz está a correção para uma nova vulnerabilidade a afetar este popular browser.

Esta falha de segurança não só foi classificada de alto risco, como tem sido ativamente explorada por hackers cientes da sua existência. Só boas razões para verificares se o teu Google Chrome encontra-se atualizado.

Google Chrome sofre de falha de segurança considerada de alto risco

A mais recente atualização disponível para o Chrome transporta o popular browser para a sua versão 104.0.5112.102 no Windows. Já os utilizadores macOS e Linux serão brindados com a compilação 104.0.5112.101.

Nas notas de correção destas atualizações consta a correção de 11 vulnerabilidades conhecidas pelos engenheiros da Google. Com vários níveis de gravidade, estas oscilam entre o nível "médio" e o "crítico".

Aquela que mais preocupação gera é a vulnerabilidade CVE-2022-2856, por isso, é lançado o apelo para que todos os utilizadores do Google Chrome instalem a versão mais recente. Segundo a própria Google, este é um problema que tem sido ativamente explorado por piratas informáticos.

A Google não quis, no entanto, explicar os compromissos gerados por esta vulnerabilidade. Fá-lo com o intuito de proteger os seus utilizadores, prevenindo que pessoas com más intenções possam tirar proveito desta falha de segurança.

Ainda que não tenhamos informações oficiais, especula-se que esta vulnerabilidade permita correr código malicioso no computador de terceiros. Desse modo, os hackers podem recolher informações consideráveis sensíveis para as vítimas.

Se tens o Google Chrome atualizado, então não há razões para temer os efeitos desta vulnerabilidade. Manter os teus programas atualizados é a melhor forma de prevenir o roubo de informações sensíveis e outros dados relevantes.

Para saberes se o Google Chrome está atualizado vai a Definições - Ajuda - Acerca do Google Chrome. Se houver uma nova versão disponível ela será automaticamente descarregada a instalada no teu computador.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO anuncia ColorOS 13 baseada no Android 13 para os seus smartphones
  • Realme Buds T100 são os novos auriculares baratos que tens de conhecer
  • Xiaomi: compra a fritadeira Air Fryer 3.5L com desconto de 15 € [cupão 4gnews]
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.