Descoberta falha de segurança grave nos processadores Snapdragon!

António Guimarães
Comentar

A empresa de cibersegurança Checkpoint fez uma pesquisa extensa nos processadores Snapdragon e encontrou uma falha de segurança num dos componentes dos chips. O componente é o DSP (Digital Signal Processor), essencialmente a "caixa negra" dos smartphones.

Quem conseguir explorar esta falha de segurança, terá acesso a mais de 400 linhas de código vulneráveis, de acordo com a Checkpoint. Escusado será dizer que criminosos podem explorar esta falha para tomar controlo de smartphones, para recolher dados pessoais ou instalar software malicioso.

O mais crítico é que o DPS transmite informação em tempo real entre o utilizador e o equipamento. Imagens, áudio, processamento de voz em chamadas e localização de GPS. Estamos a falar de informações extremamente sensíveis que estão à "mão de semear".

xfgxf

Qualcomm já avisou as maiores fabricantes

Quando uma empresa de cibersegurança faz uma descoberta destas, a responsável, neste caso a Qualcomm é informada de imediato. Assim sendo, a Qualcomm já tem conhecimento da situação e fez questão de informar fabricantes como a Google e Samsung da situação.

A intenção é enviar atualizações que resolvam estas falhas, o que é uma excelente iniciativa para resolver o problema. No entanto, dada a lentidão com que as atualizações são enviadas no Android, esta solução poderá demorar ainda a ser implementada.

A Qualcomm encoraja os seus utilizadores a atualizar os equipamentos sempre que possível e só a instalar aplicações da Google Play Store. Até agora, não parece ter havido vítimas de ataques devido a estas vulnerabilidades mas ainda é cedo para gritar vitória.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.