De acordo com o Wired, investigadores na universidade de Eindhoven encontraram vulnerabilidades em algumas entradas Thunderbolt. A falha de segurança permite que hackers acedam aos conteúdos de um portátil em meros minutos, mesmo com o dispositivo bloqueado.
Os relatórios dos investigadores revelaram que esta falha só afeta computadores com Thunderbolt fabricados antes de 2019. Mesmo assim, não deixa de ser uma falha grave, onde existem vários PCs em risco.
Como hackers conseguem entrar nos portáteis através da entrada Thunderbolt
Björn Ruytenberg é um dos investigadores que encontrou as falhas de segurança. O mesmo detalha em vídeo a facilidade com que se pode ter acesso a um computador bloqueado, explorando a vulnerabilidade do Thunderbolt. Vê o vídeo para entenderes melhor.
A única desvantagem aqui é que o hacker precisa de ter acesso físico ao computador para explorar a falha. Mas imaginemos um computador roubado por um criminoso com conhecimentos. A vulnerabilidade do Thunderbolt permite facilmente passar por cima de palavras-passe, bloqueios e até mesmo discos com informação encriptada.
O portátil utilizado para testar foi o Lenovo ThinkPad, que utiliza entrada Thunderbolt. Computadores como Dell e alguns da gama Spectre da HP também utilizam o Thunderbolt, pois são mais orientados para trabalho.
Atualizações de software não resolvem o problema
Ruytenberg afirma que esta é uma falha que não pode ser corrigida com uma simples atualização de software ou algo parecido. Trata-se de um problema físico onde a única forma de o evitar é com uma mudança no hardware ou desativando as entradas Thunderbolt na BIOS do computador.
Editores 4gnews recomendam:
-
Hackers venderam dados roubados da Microsoft e outras empresas
-
Clientes Vodafone, NOS e NOWO podem festejar! Já na MEO, nem por isso!
-
Tesla: Elon Musk ameaça retirar a sua sede da Califórnia. Entende a razão