O Waze, a aplicação que antecipa todos os problemas, está a preparar uma das maiores atualizações dos últimos anos. A aplicação de navegação começou recentemente a testar a exibição de semáforos no mapa, conforme te demos conta há duas semanas.
Porém, a chegada desta importante funcionalidade poderá ser apenas o primeiro passo para algo ainda mais ambicioso. Conforme dá conta o site Autoevolution, o Waze está a estudar também a inclusão de sinais de stop e outros elementos de sinalização rodoviária considerados essenciais durante a navegação.
No Waze, os semáforos deverão surgir apenas quando a navegação estiver ativa e associados ao trajeto em curso. Para evitar poluição visual no ecrã, a aplicação deverá limitar a apresentação a um máximo de três semáforos quando não estiverem ativas as instruções passo a passo.
Ainda assim, como a funcionalidade se encontra numa fase inicial de testes e apenas num país (Israel), esta configuração pode sofrer alterações antes do lançamento global.
Semáforos para quando?
A possibilidade de mostrar outros sinais de trânsito ganha força quando se analisa a evolução do projeto. Em junho de 2024, um utilizador sugeriu oficialmente a exibição de "semáforos, sinais de stop e outros sinais de sinalização importantes" na plataforma de feedback do Waze.
A empresa respondeu, em setembro do mesmo ano, que planeava trabalhar nessa ideia, assumindo publicamente o interesse em enriquecer o mapa com mais informação visual. Em maio de 2025, a sugestão foi finalmente marcada como "planeada", confirmando a aprovação interna do projeto.
O lançamento global algures em 2026 é cada vez mais provável, embora a disponibilização total possa demorar. Além disso, a inclusão de sinais de stop também parece estar nos planos.
