A empresa de odontologia Perceptive, sediada em Boston, revelou uma novo robô alimentado por Inteligência Artificial que propõe-se a reduzir drasticamente o tempo necessário para procedimentos odontológicos. Estamos a falar de procedimentos que demandavam 2h e 2 sessões, que a tecnologia consegue realizar em apenas 1 sessão de 15 minutos.
Tecnologia tem 90% de precisão na deteção de cáries
Com uma combinação de tomografia de coerência óptica avançada (OCT), programação de IA e robótica, a Perceptive promete reduzir o tempo gasto na cadeira para muitos tratamentos dentários padrão. Para demonstrar a eficácia da sua máquina, a empresa gravou um vídeo da tecnologia a preparar de forma autónoma o dente de um paciente para uma coroa dentária, conforme reportou a página Popular Science.
O procedimento, que normalmente leva 2h e 2 sessões, é realizado em apenas 1 sessão de 15 minutos. Para alcançar essa redução de 8x no tempo, a máquina em questão conta com um scanner intraoral portátil e fácil de usar.
A partir da utilização de tecnologia OCT, esse scanner consegue capturar dados tridimensionais da boca de um paciente, incluindo sob a superfície do dente, abaixo da linha da gengiva e através de quaisquer fluidos residuais.
Segundo a Perceptive, em comparação com uma suposta precisão de 45% encontrada com as leituras atuais de raios X 2D, a imagem OCT 3D baseada em luz é 90% precisa na deteção de formações de cáries, ao mesmo tempo em que não gera radiação ionizante no processo.
Por enquanto, o trabalho da máquina e o trabalho humano complementam-se. Apenas após uma consulta com um dentista humano, a máquina começar a trabalhar, sendo capaz de perfurar o exterior em 15 minutos, "mesmo sob as condições mais intensas de movimento", de acordo com o site. A partir daí, contudo, um dentista humano assume.
Empresa quer expandir funcionalidades do robô
A tecnologia da Perceptive ainda está em estágios de protótipo. A empresa, contudo, mostra-se positiva quanto ao avanço da sua tecnologia, destacando objetivos até mesmo de expandir as várias funções de seu robô no futuro.
"Estamos ansiosos para] avançar nosso sistema e ser pioneiro nas soluções de saúde odontológica escaláveis e totalmente automatizadas para pacientes", afirmou o CEO e fundador da Perceptive, numa declaração recente ao Business Wire.
Antes de seguir com testes maiores, a Perceptive aguarda aprovação da FDA, órgão regulador dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, eles pretendem implantar a sua tecnologia em comunidades carentes, ao mesmo tempo em que oferecem avaliações de saúde mais precisas do que os exames de raio-X comuns de hoje.