dell-stack-windows

No final da semana passada o conceituado Evan Blass deixou a “sugestão” para o desenvolvimento de um smartphone com Windows 10 Mobile, porém com a utilização de um processador Intel e não um ARM. A certo ponto chegou a falar-se que o mítico Surface Phone poderia incluir um processador deste género por forma a diferenciá-lo da restante concorrência. Contudo, a retirada da Intel do desenvolvimento de processadores com foco no setor mobile veio colocar um enorme ponto de interrogação neste tipo de rumores.

Vê também: Agora foi o Snapchat que imitou o Instagram!

   

Contudo o assunto voltou à ordem do dia, cortesia do @evleaks, e agora temos mais detalhes relativos a este equipamento. Na verdade, estamos perante o Dell Stack, que em nada tem que ver com a Microsoft, e que poderá usar uma versão especial dos novos processadores Intel Kaby Lake. Estes poderão vir a ser desenvolvidos especialmente para a Dell com base nas famílias Core m3, m5 vPro e m7 vPro. Este mesmo Dell Stack poderá ainda chegar com 4GB ou 8GB de memória RAM, bem como 128GB ou 256GB de memória interna SSD, com possibilidade de expansão via microSD.

Tendo já passado por protótipos com ecrãs de 7 polegadas e 6 polegadas, este novo equipamento poderá chegar ao mercado com um ecrã de 6.4 polegadas Full-HD. O propósito desta dimensão de ecrã será cobrir as necessidades dos utilizadores de um computador ou tablet, tudo isto num mesmo dispositivo. Por isso mesmo a plataforma Continuum será também suportada.

dell-stack-windows2

Noutras especificações poderemos ainda ver uma câmara principal de 8MP e uma frontal de 5MP. Para aumentar a segurança deste equipamento, um modulo de leitor de retina está também em cima da mesa, podendo assim tirar partido do Windows Hello.

Olhando para estas informações, o equipamento parece de facto interessante e algo inovador, até porque este tipo de processador permitiria a utilização de aplicações x86 num smartphone. Contudo, ninguém sabe ainda bem se o mesmo chegará a ser lançado para o mercado.

Em primeiro lugar temos o desafio que seria colocar um processador com a dimensão dos Kaby Lake dentro de um equipamento com apenas 9 milímetros de espessura. Depois não se sabe bem se o mesmo viria a usar o Windows 10 Mobile ou o Windows 10 para desktop, isto porque o primeiro não suporta processadores x86 e o segundo não é capaz de correr em equipamentos com um ecrã menor do que 7 polegadas.


Aparentemente, este Dell Stack está já em desenvolvimento desde 2014 e ao longo destes dois anos tem sofrido vários avanços e recuos. Só agora é que somos presenteados com informações relativas ao mesmo, portanto é esperar para ver se o mesmo chegará algum dia ao mercado ou nem por isso.

Talvez queiras ver:

Microsoft apresenta a Unified Update Platform para tornas as atualizações do Windows mais simples

Windows 10 continua a crescer, mas bem mais devagar

Microsoft irá revelar mais detalhes sobre o seu Windows Holographic VR em dezembro

Vianeowin
Fonteventurebeat
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.