A conhecida empresa de acessórios Dbrand, em colaboração com o YouTuber Zack "JerryRigEverything" Nelson, apresentou uma ação judicial contra a Casetify. A acusação? Cópia alegada dos seus designs exclusivos de skins e capas "Teardown" para smartphones, computadores portáteis e sistemas de gaming.
As capas e skins "Teardown", fruto da parceria entre Dbrand e Nelson, são admiradas pela sua estética que simula o interior dos dispositivos. A polémica surgiu quando a Casetify lançou a linha "Inside Out", acusada de ser uma réplica quase idêntica das criações da Dbrand.
Vídeo de Zach Nelson explica o caso
A acusação não se baseia apenas em semelhanças visuais. Segundo a Dbrand e Nelson, as capas da Casetify incluem elementos distintos das suas criações, como um rótulo com a frase icónica de Nelson, "vidro é vidro, e vidro quebra". Até o logótipo da Dbrand foi supostamente encontrado num produto Casetify (dá uma olhada no vídeo acima.
A Dbrand ironizou o suposto erro da Casetify, que inicialmente teria vendido uma capa "transparente" para um telefone Samsung com o interior de um iPhone. Após a acusação, a Casetify retirou todos os produtos "Inside Out" do seu site e emitiu um comunicado, onde afirma estar a investigar as alegações e onde garante a segurança das informações dos clientes.
Este caso, que segue agora para as instâncias judiciais em Toronto, coloca em cheque a originalidade e a propriedade intelectual no dinâmico mercado de acessórios tecnológicos. Com a remoção dos produtos pedidos e a resposta da Casetify, o meio tecnológico aguarda ansiosamente os próximos capítulos desta disputa.
Editores 4gnews recomendam: