DayZ chega à PlayStation 4 já esta semana, mas dificilmente será um sucesso

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O DayZ é um jogo de sobrevivência em mundo aberto, que surgiu como um MOD para o popular ARMA 2. Tornou-se tão popular que acabou por ser um dos principais pilares para o desenvolvimento do PUBG e todo o estilo Battle Royale. Ainda assim, não significa que os utilizadores vejam com bons olhos a sua expansão para consolas, especialmente considerando o seu preço elevado.

Depois de ter sido lançado para a Xbox One, o estúdio Bohemia Interactive confirmou que iria chegar também à PlayStation 4 ainda em 2019. Agora, através de uma publicação da PlayStation no seu blog oficial, ficou confirmado que a sua estreia irá ser feita já no dia 29 de maio. Não foi confirmado o seu preço, mas não deverá ser muito diferente dos 50 euros com que se estreou na Xbox.

DayZ nunca deveria ter saído da sua fase 'early access'

Depois de ter passado 5 anos em fase de desenvolvimento ('early access') na Steam, no final do ano passado a Bohemia Interactive decidiu realizar o lançamento oficial do jogo. No entanto, continua a ser claro que o jogo está longe de estar terminado, uma vez que continua a estar ausentes muitas funcionalidades/características prometidas pelo estúdio.

Além disso, continuam a ser óbvios os problemas na experiência de jogo. Os constantes problemas com servidores fazem com que os developers precisem remover várias das suas características para que o jogo se torne mais leve, muitas vezes removem até a presença dos zombies, que são um dos principais temas.

Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais os utilizadores não concordam com a expansão do jogo para outras plataformas, especialmente sendo publicitado como um "jogo completo". Certamente que a Bohemia Interactive não iria ter estes problemas caso disponibilizasse o DayZ de forma gratuita, mas isso nunca irá acontecer.

A concorrência é demasiado forte para que DayZ consiga ter sucesso

Como se os problemas intrínsecos do jogo não fossem suficientes, o sucesso do DayZ parece ainda menos provável quando existem tantos rivais de qualidade. Ainda que muitos deles possam não se apresentar exatamente da mesma forma que o DayZ, todos eles tem como base fundamental a sobrevivência.

Jogos de sobrevivência que fazem esquecer o DayZ:

  • The Forest
  • Rust
  • 7 Days to Die
  • Dead by Daylight
  • Escape From Tarkov
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.