DayZ chega à PlayStation 4 já esta semana, mas dificilmente será um sucesso

Vitor Urbano
Comentar

O DayZ é um jogo de sobrevivência em mundo aberto, que surgiu como um MOD para o popular ARMA 2. Tornou-se tão popular que acabou por ser um dos principais pilares para o desenvolvimento do PUBG e todo o estilo Battle Royale. Ainda assim, não significa que os utilizadores vejam com bons olhos a sua expansão para consolas, especialmente considerando o seu preço elevado.

Depois de ter sido lançado para a Xbox One, o estúdio Bohemia Interactive confirmou que iria chegar também à PlayStation 4 ainda em 2019. Agora, através de uma publicação da PlayStation no seu blog oficial, ficou confirmado que a sua estreia irá ser feita já no dia 29 de maio. Não foi confirmado o seu preço, mas não deverá ser muito diferente dos 50 euros com que se estreou na Xbox.

DayZ PlayStation 4

DayZ nunca deveria ter saído da sua fase 'early access'

Depois de ter passado 5 anos em fase de desenvolvimento ('early access') na Steam, no final do ano passado a Bohemia Interactive decidiu realizar o lançamento oficial do jogo. No entanto, continua a ser claro que o jogo está longe de estar terminado, uma vez que continua a estar ausentes muitas funcionalidades/características prometidas pelo estúdio.

Além disso, continuam a ser óbvios os problemas na experiência de jogo. Os constantes problemas com servidores fazem com que os developers precisem remover várias das suas características para que o jogo se torne mais leve, muitas vezes removem até a presença dos zombies, que são um dos principais temas.

DayZ PlayStation 4

Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais os utilizadores não concordam com a expansão do jogo para outras plataformas, especialmente sendo publicitado como um "jogo completo". Certamente que a Bohemia Interactive não iria ter estes problemas caso disponibilizasse o DayZ de forma gratuita, mas isso nunca irá acontecer.

A concorrência é demasiado forte para que DayZ consiga ter sucesso

Como se os problemas intrínsecos do jogo não fossem suficientes, o sucesso do DayZ parece ainda menos provável quando existem tantos rivais de qualidade. Ainda que muitos deles possam não se apresentar exatamente da mesma forma que o DayZ, todos eles tem como base fundamental a sobrevivência.

Jogos de sobrevivência que fazem esquecer o DayZ:

Comentar
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.