Dar novamente vida à Motorola...

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Há pouco tempo a Lenovo comprou a Motorola à Google. Durante o seu curto período de tempo sob o controlo da Google a motorola estava principalmente silenciosa e esquecida. A única coisa com interesse que saiu foi uma reafirmação de que a optimização de software pode realmente fazer grandes coisas para um smartphone comum. O Moto X foi a prova disso mesmo.

Quando a notícia da venda da Motorola á Lenovo chegou às manchetes aposto que grande parte dos analistas ficaram chocados . Durante 48 horas, o mundo só falou sobre isso , eis que depois veio o silêncio. Isso leva-me a acreditar que as pessoas realmente não percebem o quão grande este negócio foi realmente . Acham que estou a ser excessivamente dramático ? Vamos dar uma vista de olhos na história da Lenovo.

A Lenovo tem subsistido ao longo de 30 anos ou mais. Tornaram-se um nome familiar fora da China , quando fizeram a sua primeira compra monumental. Em 2005, a Lenovo adquiriu a divisão de computadores pessoais / hardware de potência lendária da IBM. Durante os 8 anos seguintes, eles usaram este grade investimento para construir um império, e hoje em dia são o número um nas empresas de informáticas do mundo. Enquanto ainda venderem tablets e smartphones em grandes números , o foco mantém-se nos computadores pessoais.

Depois veio a era móvel actual. Do nada os tablets e smartphones "esmagaram" as categorias de netbooks e portáteis e ,levando á queda nas vendas de computadores . Em vez de fingirem que estava tudo bem , como muitas empresas têm feito , a Lenovo admitiu abertamente que os seus lucros caíram drasticamente e que era necessário focarem-se nas vendas móveis. Eis que de seguida chega-nos a noticia da compra da Motorola.

Ora, tudo isto parece-me bastante estratégico... Pensem sobre o sucesso que teve com a compra daquela divisão da IBM. Se a Lenovo conseguir o feito de 2005 com a compra da Motorola então prevê-se que possam causar muito sarilho para todos os outros grandes fabricantes. A Lenovo tem uma grande equipa de gestão que pode dar uma imagem favorável á situação , assim como a abundância de dinheiro para seguir com as suas intenções. Algo que a Lenovo ansiava era o reconhecimento da marca em determinados mercados. Agora eles têm que peça que faltava do puzzle com a aquisição da Motorola .

Eu espero sinceramente ver uma série de novos smartphones e tablets Motorola com especificações high-end.

Prevê-se que a Lenovo se vá virar para mercado norte-americano usando tanto a marca Lenovo como a Motorola. Com smartphones com altas especificações , como o Vibe Z e o próximo K7T Unite chegando a um preço atraente , é provável que muitos utilizadores comprem este tipo de smartphone.

Será que a história se de 2005 se vai repetir e mais uma vez a Lenovo em conjunto com o nome Motorola vai tomar as rédeas do mercado tornando-so a rainha/rei no meio de tanta concorrência??

Deixe o seu comentário e partilhe se gostou!!!!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.