A Dacia alcançou mais uma grande marca em 2023. Com um crescimento de 47% em vendas comparativamente ao ano anterior, a marca registou a venda de 15 058 unidades, consolidando assim a sua posição com uma quota de mercado de 6.6%. Este aumento significativo reforça a presença da Dacia no mercado nacional.
Sandero e Duster são os preferidos dos portugueses
Os modelos Sandero e Duster destacaram-se como as escolhas favoritas dos consumidores portugueses. O Sandero, com 6 424 unidades vendidas, foi o segundo carro mais vendido em Portugal. Já o Duster manteve a sua posição como o segundo modelo mais popular entre os clientes particulares e liderou no segmento C e sub-segmento C-SUV.
A preferência pela configuração Stepway do Sandero representa 60% das vendas do modelo. Esta volta a mostrar a popularidade das opções de design e funcionalidade deste modelo da Dacia. A Dacia também confirmou o sucesso da sua estratégia focada em versões 'bi-fuel' a gasolina e GPL. Cerca de 57% dos veículos vendidos em 2023 eram da gama Eco-G. O que evidencia uma tendência crescente na preferência por soluções de mobilidade mais sustentáveis.
Dacia Spring também é sucesso entre os elétricos
Além disso, a marca fez uma entrada notável no mercado dos veículos 100% elétricos com o Dacia Spring. Este modelo tornou-se rapidamente o carro elétrico mais vendido a clientes particulares em Portugal. Teve 562 unidades vendidas, o que representa uma quota de mercado de 15,40%.
A Dacia também se destacou na esfera digital, com 27% das vendas a surgirem online. A marca gerou mais de 36 000 leads através do seu site. Olhando para o futuro, a Dacia antecipa um 2024 promissor com o lançamento de novos modelos e atualizações.
A nova geração do Duster e o novo Dacia Spring estão programados para chegar ao mercado, com a revelação do aguardado Dacia Bigster no Salão Automóvel de Paris. Além disso, esperam-se atualizações significativas nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger, previstas para o primeiro semestre.
Editores 4gnews recomendam: