A Dacia, submarca da Reanult, referiu de forma oficial que o seu carro elétrico, Dacia Spring Electric, será o carro "mais acessível do mercado" no seu website oficial.
Assim sendo, vamos olhar para este novo carro elétrico e perceber quais serão os seus pontos fortes para um mercado em expansão e onde a Tesla tem dominado em Portugal nos últimos meses.
O design do Dacia Spring Electric
O Dacia Spring Electric é basicamente um Renault City K-ZE que foi lançado na China por 10 mil euros. Ou seja, é um carro atrativo no design mas que poupa seriamente em extras de forma a fazer um automóvel a um preço mais baixo.
Ainda assim, o aspeto exterior do automóvel é prometedor. É preciso ter em conta que podemos vir a ter pequenas mudanças de design antes do lançamento oficial.
Olhando para o carro elétrico, podemos ver linhas típicas "Dacia" e "Renault". Um carro com um estilo de "crossover", porém, pequeno. Temos o design frontal e traseiro que seguem as linhas dos automóveis já lançados pela marca. O que considero um ponto positivo.
Um possível preço abaixo dos 15 mil Euros
Já se falou que o Dacia Spring Electric chegaria ao mercado por 12.500€. Ainda que os valores não sejam concretos, a Dacia refere no seu website que este automóvel será "o mais acessível do mercado".
Visto que os carros elétricos mais acessíveis neste momento tem um valor a rondar os 20 mil euros (SEAT Mii Electric nos 17.500€), este Dacia tem tudo para ter sucesso.
Autonomia para 200 quilómetros
A bateria do Dacia Spring Electric não deverá ter um carregamento super rápido. Também não se espera que o automóvel atinja velocidades acima dos 120Km/h, todavia, a autonomia prometida de 200 quilómetros pode ser perfeito para quem quer um carro para as necessidades básicas.
Ainda assim, mesmo comprando este modelo, acredito que um carro a combustível fóssil fosse importante na garagem. Principalmente para viagens mais longas.
O preço dos carros elétricos é o mais doloroso
Os carros elétricos tem desvantagens face os modelos com combustível fóssil, contudo, também tem as suas vantagens. Principalmente para quem precisa de um carro citadino.
Um Tesla Model 3 pode até ser um carro fantástico, contudo, podemos dizer que nem todos os portugueses tem 48 mil euros para comprar o modelo base.
Dacia Spring Electric chegará em 2021
Com o mercado em apuros devido à pandemia Covid-19, não sabemos ao certo se estas datas serão alteradas. O objetivo seria a sua chegada em 2021.
Na altura de lançamento teremos também de perceber se teremos benefícios fiscais na compra de carros elétricos como temos tido nos últimos anos. Caso tal aconteça, o valor do Dacia Spring Electric ficará ainda mais atrativo.
Aproveita para seleção dos melhores carros elétricos, todos disponíveis no mercado.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla Model 3 totalmente destruído anda como se estivesse novo! (Impressionante vídeo)
- Tesla já está no TOP 10 de fabricantes que mais vendem carros em Portugal
- Volkswagen transforma a clássica ‘pão de forma’ numa versão elétrica