Dá para migrar da Vodafone, MEO e NOS para as suas low-cost ainda fidelizado?

André Alves
André Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Cada uma das três maiores operadoras de telecomunicações em Portugal tem a sua low-cost com preços muito mais competitivos. Com a entrada da DIGI no mercado, as operadoras low-cost ganharam notoriedade e melhores ofertas começaram a aparecer.

Uma das perguntas que temos recebido, é se uma vez as low-cost pertencem às operadoras principais se há a possibilidade de migrar, visto ser a "mesma empresa". O 4gnews foi investigar esta situação e descobrimos que não há facilidades nesta transição.

Passar das operadoras principais para as as low-cost

Vodafone para Amigo

A Amigo é uma marca lançada pela Vodafone que oferece planos móveis e de internet fixa a preços competitivos que baixou ainda mais com a entrada da DIGI. Apesar de utilizar a mesma infraestrutura da Vodafone, a Amigo opera de forma independente, com ofertas e condições próprias.

Pelo que concluímos, os clientes com contratos fidelizados na Vodafone que desejem migrar para a Amigo podem enfrentar penalizações por incumprimento contratual. Nos fóruns oficiais, os moderadores da Vodafone confirmaram que a mudança para a Amigo durante o período de fidelização é considerada uma rescisão antecipada, sujeita às penalizações previstas no contrato.

Há outro exemplo, um utilizador que relatou que ao tentar mudar para a Amigo, foi informado de uma penalização de 720 euros para rescindir o contrato atual.

NOS para WOO

A WOO é a low-cost da NOS, oferecendo serviços de telecomunicações a preços mais acessíveis. Tal como a Amigo e a UZO, a WOO opera de forma independente, embora utilize a infraestrutura da NOS.

Clientes da NOS com contratos fidelizados que pretendam migrar para a WOO podem também enfrentar penalizações por incumprimento contratual. No fórum da comunidade NOS, utilizadores questionaram se a portabilidade para a WOO antes do término da fidelização afetaria o período de fidelização do pacote NOS4. Embora não haja uma resposta oficial pública nesse tópico específico, é provável que a mudança seja tratada como uma rescisão antecipada, sujeita a penalizações.

MEO para UZO

A UZO é a marca low-cost da MEO, oferecendo serviços móveis a preços mais acessíveis. Embora a UZO utilize a infraestrutura da MEO, opera com condições e ofertas distintas.

Não encontramos nenhum caso em fóruns, mas os clientes com contratos fidelizados na MEO que pretendam migrar para a UZO podem também enfrentar penalizações por incumprimento contratual.

Considerações Finais

Migrar para as marcas low-cost Amigo, UZO ou WOO durante o período de fidelização com a Vodafone, MEO ou NOS, respetivamente, é possível, mas geralmente implica penalizações por incumprimento contratual. Concluímos que de nada serve serem da "mesma empresa", e não parece existir facilidades. Antes de tomar qualquer decisão, é aconselhável:

  • Consultar o contrato atual: verifica os termos de fidelização e as penalizações associadas à rescisão antecipada (essa informação está na fatura mensal);
  • Contactar o serviço de apoio ao cliente: obtem informações específicas sobre a possibilidade de migração e eventuais custos envolvidos;
  • Avaliar o custo e o futuro benefício: considera se as ofertas das marcas low-cost atendem às tuas necessidades, e faz as contas se as penalizações a pagar são menores ao valor que terás que pagar todos os meses até ao fim do contrato.

Queres saber mais sobre os tarifários das operadoras low-cost:

André Alves
André Alves
O André juntou-se ao 4gnews em 2018 e tem colaborado como editor. Licenciado em Jornalismo, seu interesse por tecnologia sempre esteve presente desde criança. andrealves@4gnews.pt