Cyberpunk 2077: número de jogadores na Steam está em queda livre!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Pelos melhores ou piores motivos Cyberpunk 2077 é um dos jogos mais falados e controversos dos últimos anos. Assolado por toda a espécie de problemas em todas as plataformas, parece que o PC é o último bastião de esperança já que essa versão é a que recebe menos reclamações.

Mesmo assim o número de jogadores do RPG da CD Projekt RED na Steam está em queda livre, tendo perdido 79% da sua base desde o lançamento. Este número elevado pode colocar em causa não só o futuro de um dos títulos mais antecipados da história mas também do estúdio que o produziu.

Cada vez menos gente joga Cyberpunk 2077 na Steam

Nos dias que sucederam ao lançamento a 10 de dezembro de 2020 o jogo contou de forma constante com mais de um milhão de jogadores em simultâneo na plataforma da Valve. As análises publicadas pelos utilizadores, cerca de 300.000, foram maioritariamente favoráveis.

Segundo as métricas da Steam em relação ao fim-de-semana passado, o número de jogadores em simultâneo de Cyberpunk 2077 caiu para um pico de apenas 225.000.

Com alguma matemática de bolso podemos concluir que cerca de 750.000 pessoas já abandonaram Night City e o protagonista V à sua sorte.

O número ganha ainda mais relevância quando comparado com a obra anterior da CDPR, The Witcher 3: Wild Hunt, que demorou três vezes mais tempo a perder a mesma percentagem de jogadores na plataforma.

Queda pode não ser preocupante

Apesar de todas as circunstâncias particulares deste jogo, não é incomum os jogos narrativos singleplayer sofrerem uma diminuição abrupta do número de jogadores.

Dados da Steam indicam que jogos que não ofereçam algum género de componente multi-jogador revelam uma tendência para perder boa parte da sua base de utilizadores no espaço de um mês.

Mais ainda, com o cenário pandémico e mais horas livres que as pessoas têm tipicamente nesta altura do ano, é muito possível que vários fãs tenham já terminado o jogo estando agora à procura de novos desafios.

Editores 4gnews recomendam:

  • PS5: saldos de Janeiro reforçados com novos jogos e melhores preços!
  • Sem espaço na sala para a PS5? IKEA tem a solução perfeita!
  • Steam começa o ano em grande com novo marco histórico!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.