CUIDADO: Se tens uma destas 41 aplicações no teu Android, desinstala-as já!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Infelizmente, a Google Play Store é um lugar onde nem todas as ofertas são vantajosas para os utilizadores. Graças a uma pesquisa feita pelo Avast, foram encontradas mais 41 aplicações que não passavam de Adware disfarçado. Por isso, se tens uma das Apps na lista, não percas tempo e desinstala-as já!

A grande maioria das aplicações já foi removida da Google Play Store. No entanto, se já as tinhas instaladas no teu smartphone, elas não irão desaparecer a menos que tu as desinstales manualmente. Enquanto muitas delas apresentavam números menos surpreendentes de downloads, 3 delas contavam com mais de 1 milhão de instalações.

Estas são as 11 aplicações 'Adware' com mais downloads que tens mesmo de apagar do teu smartphone:

  • Crazy BrainStorming (1M+ de downloads)
  • Draw line puzzle game (1M+ de downloads)
  • Pro Piczoo (1M+ de downloads)
  • Photo Blur Studio (100k+ de downloads)
  • Mov-tracker (100k+ de downloads)
  • Pics Master (100k+ de downloads)
  • Magic Cut Out (100k+ de downloads)
  • Free Wateramrk Camera 2019 (50k+ de downloads)
  • Smart Brain - Logic Game (50k+ de downloads)
  • Pro Photo Eraser (50k+ de downloads)

Para garantires que não tens mesmo nenhuma aplicação a infestar o teu smartphone com Adware, podes ver a lista completa criada pela equipa do Avast aqui.

Mas o que é uma aplicação Adware?

Todas estas aplicações são basicamente uma forma disfarçada de Adware. Ao contrário de outros tipos de aplicação maliciosa, estas não 'roubam' as tuas informações, nem ganham acesso ilícito ao teu smartphone. Em vez disso, são ferramentas desenvolvidas para inundar o dispositivo com publicidade indesejada, de forma extremamente agressiva.

No caso dos smartphones, a pista mais óbvia de que tens uma destas aplicações instalada é, quando te começam a aparecer publicidades mesmo quando não estás a usar uma aplicação. A presença destas aplicações torna-se extremamente frustrante e nefasta para o teu smartphone. Uma vez que estão constantemente a 'disparar' publicidade, acabam por ter efeitos muito negativos na bateria do teu smartphone.

Existem várias formas de vírus que podem infetar o teu smartphone, por isso é sempre bom mantermos os olhos abertos à procura de sinais de possível infeção. Se queres saber um pouco mais de como te podes proteger, vê estas 10 dicas em como descobrir se o teu telemóvel está a ser espiado.

Os ataques aos utilizadores não param de chegar através da Play Store

A Google Play Store é um lugar fantástico para encontrares novos jogos e aplicações para o teu smartphone. No entanto, no meio de tanta oferta é muito fácil acabares por instalares aplicações que te podem colocar em risco. Ao longo dos últimos meses foram várias as descobertas de aplicações que colocaram milhões de utilizadores em risco.

Apenas durante o último mês, foram apanhadas novo malware extremamente perigoso, que rouba dinheiro aos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Honor 20 Pro 'perdeu-se' no comboio! Marca dá 5 mil euros a quem o encontrar
  • Galaxy Fold: por que está o ecrã do smartphone dobrável a falhar?
  • Réplica dos Apple AirPods (para iPhone e Android) estão com preço irresistível
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.