CUIDADO: remove já estas populares Apps que estão na Google Play Store e tem Spyware!

Filipe Alves
Comentar

Mais uma semana e mais Apps na Google Play Store com possíveis fragilidades para o utilizador. As Apps em questão foram referidas pela empresa "VPN PRO" que contam com spyware e permissões desnecessárias para a boa utilização.

No total, estas aplicações contam com mais de 100 milhões de downloads. Assim sendo, podemos assumir que alguns dos nossos leitores podem muito bem ter instalado. Dessa forma, está na hora de as remover.

Aplicações na Google Play Store que podem ter Spyware

Apps Play Store spyware

  • VivaVideo
  • VivaVideo PRO Video Editor HD
  • SlidePlus – Photo Slideshow Maker

O pessoal da empresa que identificou o problema não garante que a aplicação conta com ficheiros maliciosos, porém, identifica um sério problema.

Mesmo sem possível código malicioso, estas Apps conseguirão saber tudo sobre ti. Poderão ainda ter acesso a passwords, contas de email ou contas do banco.

Isto porque uma aplicação de edição de vídeo não necessita de saber exatamente a tua localização de GPS. Algo que a aplicação alega necessitar para que funcione na perfeição. Para editar vídeos a aplicação também não precisa de aceder aos teus contactos ou lista telefónica.

Uma aplicação portuguesa que também vale a pena questionar

smartphone Androi dmalware

Infelizmente esta não é a única aplicação que pede permissões desnecessárias de forma a funcionar. A conhecida aplicação da "liga Portugal" que está na Play Store, também solicita este tipo de permissões sem razão aparente.

Vale a pena salientar que estas permissões são apenas no sistema Android. A aplicação no iPhone não solicita nenhum tipo de permissões extra.

Assim sendo, se também tens essa aplicação, dá uma vista de olhos neste artigo e certifica-te que apagas todas as Apps que queiram saber mais do que precisam para funcionar.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.