CUIDADO: Ransomware disfarçado de Cyberpunk 2077 à solta no Android!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

Pelos vistos nem o problemático lançamento de Cyberpunk 2077 retira aos jogadores a vontade de ter acesso ao jogo, independentemente da plataforma.

O interesse que o jogo tem gerado funciona como combustível para pessoas com as piores intenções, e surgem agora relatos de versões falsas de Cyberpunk 2077 para as plataformas móveis, programadas para obrigar ao pagamento de resgates.

Ransomware volta a atacar no Android

A analista de malware da Kaspersky, Tatyana Shishkova, chamou a atenção para um website criado para ser o mais semelhante possível à Google Play Store, onde pode ser encontrada uma falsa versão do RPG da CD Projekt RED.

O objetivo é fazer com que as pessoas descarreguem e instalem um ransomware nos seus dispositivos, ficando posteriormente à mercê dos piratas. O software nocivo infeta o dispositivo móvel, encriptando os seus conteúdos.

Depois de instalarem o software malicioso, os participantes são notificados que dispõem de 10 horas para depositar $500 dólares em Bitcoin na conta do criador do ransomware.

Caso não o façam, os conteúdos encriptados serão permanentemente apagados, sendo a única solução o recurso a um backup que não tenha sido infetado.

Ransomware disfarçado de Cyberpunk 2077 pode ser contornado

A analista salienta que este ataque ransomware usa uma variante do BlackKingdom (descoberto no início deste ano) que pode deixar uma porta aberta à salvação no caso da não existência de uma cópia de segurança.

Ao contrário do BlackKingdom, o ransomware Coderware recorre a uma forma de encriptação suscetível a um decifrador que permite acesso ao ficheiro infetado, sendo possível recuperar o acesso sem ter de pagar o resgate.

Mesmo assim, o mais eficaz é ter noção de que não existe nem está planeada uma versão mobile de Cyberpunk 2077, e nunca instalar software que não seja oficial.

O jogo está disponível apenas para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Google Stadia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Lançamento de Cyberpunk 2077 provoca fúria dos produtores do jogo
  • Google: Quebra de serviços custa milhões à empresa
  • Bitcoin bate recorde e atinge novo máximo histórico!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.