Cuidado! Produtos da Xiaomi foram colocados na "lista negra" da Google! Entende porquê

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

As câmaras de segurança em casa são cada vez mais comuns, existindo hoje em dia ofertas para todas as necessidades e todas as carteiras. No entanto, com a sua crescente popularidade, são também cada vez mias os acontecimentos preocupantes com este tipo de gadget que supostamente deveria aumentar a segurança dos utilizadores.

De acordo com as últimas informações, a Google bloqueou todo o acesso de "smart gadgets" da Xiaomi à sua plataforma da Google Assistant e Google Home. Isto aconteceu depois de um utilizador de uma câmara de segurança da Xiaomi ter revelado que tinha sido apresentado imagens de câmaras de outros utilizadores quando tentava aceder à sua câmara no Google Nest Hub.

Obviamente, a Google não deixou passar este acontecimento despercebido, tendo rapidamente reconhecido o problema e revelou que já estão a trabalhar diretamente com a Xiaomi para encontrar uma solução. Temporariamente, informaram que desabilitaram todas as integrações de produtos Xiaomi nos seus produtos.

Falha de segurança apresentava apenas imagens de câmaras da Xiaomi

Aparentemente, sempre que o utilizador tentava aceder ao feed da sua câmara, era-lhe sempre apresentada uma imagem de uma outra câmara aleatória de outra pessoa. Julgando pela marca de água com as horas e data, todas as imagens apresentadas estavam a ser capturadas por câmaras da Xiaomi/Mijia e estavam em locais totalmente aleatórios.

Este tipo de incidente continua a dar que pensar, se estes pequenos gadgets são realmente essenciais para a nossa segurança, ou se apenas deitam mais lenha na fogueira da guerra contra a privacidade.

Não adianta lançar "ataques" à Xiaomi, afirmando que apenas acontece porque os produtos são baratos e têm fraca qualidade, porque isso não poderia estar mais longe de ser verdade.

De facto, ainda não é possível explicar o motivo para que esta grande falha de segurança tenha acontecido. É possível que o problema possa ter acontecido do lado da Google, e a Xiaomi não tenha qualquer responsabilidade. No entanto, o contrário também é possível.

Certamente que durante os próximos dias, a Google irá publicar um comentário oficial sobre o problema e explicar as possíveis implicações do mesmo.

Editores 4gnews recomendam:

  • 3 razões para comprar o Xiaomi Mi Note 10 Pro em Portugal
  • Xiaomi Mi 10 terá algo melhor do que o Mi 10 Pro
  • Xiaomi lança um novo teclado mecânico por um preço fantástico
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.