CUIDADO: Novo malware no Android está a roubar dinheiro aos utilizadores

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Não é a primeira vez que ouvimos falar de malwares ou spyware no Android. Infelizmente existem pessoas que dedicam a sua vida a enganar pessoas. Dessa forma, nada melhor do que andar atento àquilo que fazemos e instalamos no nosso smartphone.

O novo Trojan chama-se "Gustuff" e foi detetado pela empresa de segurança "Group-IB". De acordo com as informações, este trojan pode ser instalado no teu smartphone via aplicações não certificadas ou até por links de SMS.

Como evitar instalar malware no teu smartphone Android

Uma das formas de evitar instalar malware no teu smartphone Android é instalares aplicações ou APK que saibas que são seguras. As aplicações da Google Play Store, salvo escassos casos, são seguras. Se, como eu, gostares de instalar APK's de forma a ter atualizações mais cedo, confirma que a fonte é de segurança.

Na 4gnews fornecemos APK's para instalação, todas elas são retiradas do APK Mirror, um website de confiança e com todas as certificações de aplicações dos desenvolvedores. Escusado será dizer para evitar a todo o custo Apps Pirata.

As SMS, neste caso em concreto, é também importante. A ideia passa por não clicares em short links que não faças ideia onde te leva. Já diz o ditado que "a curiosidade matou o gato". Não sejas curioso quando não existe necessidade de tal.

O que faz este novo malware "Gustuff"

Este novo malware entra no teu smartphone e imita aplicações como o PayPal, Ebay, aplicações do banco ou até aplicações de criptomoedas. O trojan deteta as aplicações que tens no teu smartphone e ao clicares no ícone da aplicação dá-te uma página falsa que te tira os teus dados.

Ademais, o trojan consegue-te mandar notificações aparentemente fidedignas de forma a levar-te às páginas falsas para que introduzas os teus dados.

Ainda é desconhecido quantas pessoas foram afetadas por este novo malware no Android, porém, nada melhor do que teres um extremo cuidado com o que instalas no smartphone. São pequenas distrações que fazem com que sejas enganado na Internet. Mesmo para pessoas com conhecimento. Ainda há uns dias falei que a minha conta PlayStation foi hackeada e é garantido que também fui alvo de algum tipo de esquema. Ou seja, toma atenção... Muita atenção.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vídeo mostra-nos exatamente como será o OnePlus 7!
  • Huawei P30 já conta com 10 vezes mais reservas que o P20
  • Samsung Galaxy Fold: este é o teste de durabilidade que tens de ver

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.