CUIDADO: Novo malware no Android está a roubar dinheiro aos utilizadores

Filipe Alves

Não é a primeira vez que ouvimos falar de malwares ou spyware no Android. Infelizmente existem pessoas que dedicam a sua vida a enganar pessoas. Dessa forma, nada melhor do que andar atento àquilo que fazemos e instalamos no nosso smartphone.

O novo Trojan chama-se "Gustuff" e foi detetado pela empresa de segurança "Group-IB". De acordo com as informações, este trojan pode ser instalado no teu smartphone via aplicações não certificadas ou até por links de SMS.

Malware Android cuidados a ter

Como evitar instalar malware no teu smartphone Android

Uma das formas de evitar instalar malware no teu smartphone Android é instalares aplicações ou APK que saibas que são seguras. As aplicações da Google Play Store, salvo escassos casos, são seguras. Se, como eu, gostares de instalar APK's de forma a ter atualizações mais cedo, confirma que a fonte é de segurança.

Na 4gnews fornecemos APK's para instalação, todas elas são retiradas do APK Mirror, um website de confiança e com todas as certificações de aplicações dos desenvolvedores. Escusado será dizer para evitar a todo o custo Apps Pirata.

As SMS, neste caso em concreto, é também importante. A ideia passa por não clicares em short links que não faças ideia onde te leva. Já diz o ditado que "a curiosidade matou o gato". Não sejas curioso quando não existe necessidade de tal.

O que faz este novo malware "Gustuff"

Este novo malware entra no teu smartphone e imita aplicações como o PayPal, Ebay, aplicações do banco ou até aplicações de criptomoedas. O trojan deteta as aplicações que tens no teu smartphone e ao clicares no ícone da aplicação dá-te uma página falsa que te tira os teus dados.

Ademais, o trojan consegue-te mandar notificações aparentemente fidedignas de forma a levar-te às páginas falsas para que introduzas os teus dados.

Ainda é desconhecido quantas pessoas foram afetadas por este novo malware no Android, porém, nada melhor do que teres um extremo cuidado com o que instalas no smartphone. São pequenas distrações que fazem com que sejas enganado na Internet. Mesmo para pessoas com conhecimento. Ainda há uns dias falei que a minha conta PlayStation foi hackeada e é garantido que também fui alvo de algum tipo de esquema. Ou seja, toma atenção... Muita atenção.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.