Recentemente, a Google removeu algumas aplicações da Play Store por quebrarem as regras da loja. São 7 aplicações que permitem aos utilizadores ter acesso à localização de terceiros, consideradas 'stalkware' pois incentivam à perseguição e assédio.
- Track Employees Check Work Phone Online Spy Free
- Spy Kids Tracker
- Phone Cell Tracker
- Mobile Tracking
- Spy Tracker
- SMS Tracker
- Employee Work Spy
No entanto, a remoção das aplicações da Google Play Store não significa que sejam automaticamente desinstalados dos telemóveis. É altamente recomendado que faças a desinstalação manual destas apps, caso as tenhas instalado.
Estas aplicações enviam dados do utilizador sem o conhecimento do mesmo
As aplicações desta lista fazem tracking do utilizador a qualquer altura, recolhendo informação da localização do utilizador ou qualquer outro telemóvel em que as apps estejam presentes.
A políticas da Google são claras neste assunto: aplicações de vigilância ou spyware são proibidas na Play Store. As únicas apps do género permitidas são as de controlo parental, monitorização familiar ou gestão de empresas.
Mesmo assim, as apps permitidas tem de cumprir as regras e serem bastante transparentes com o tipo de tracking que fazem. Esta situação foi descoberta pela empresa de segurança Avast, conhecida pelo seus programas de anti-software malicioso.
Editores 4gnews recomendam:
- FaceApp: como pedir a eliminação dos teus dados
- Como usar o WhatsApp Web no PC de forma fácil e segura
- Descobre facilmente a quem pertence um número de telefone ou telemóvel