Cuidado com o Google Chrome! Nova versão chega com um bug muito perigoso!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

No início da semana passada a Google começou a lançar a nova versão do Google Chrome para Android. Esta nova versão apresentou interessantes melhorias no que respeita às suas funcionalidades de segurança e privacidade. No entanto, nem tudo correu bem com a atualização.

De acordo com as mais recentes informações, a empresa já suspendeu o lançamento da atualização, depois de muitos utilizadores relatarem que a App começou a eliminar informação de outras aplicações. No entanto, cerca de 50% dos utilizadores que têm a aplicação no smartphone já receberam a atualização.

Google Chrome "ataca" aplicações e elimina todos os dados gravados

É importante realçar que este bug no Google Chrome não afetava todas as aplicações presentes no teu smartphone, apenas as que não foram desenvolvidas nativamente para Android. Ou seja, todas as aplicações que ainda se apresentam como uma "moldura" para uma página web.

Por incrível que possa parecer, existem ainda muitos developers que insistem em lançar aplicações que são simplesmente versões "adaptadas" das suas páginas web. Estas aplicações tiram proveito do Android System WebView, que permite a apresentação de conteúdo web.

Sempre que a Google atualiza esta plataforma, todas estas aplicações recebem as mais recentes APIs e funcionalidades. No entanto, com a última atualização do Google Chrome, os developers depararam-se com um grande problema, vendo as suas Apps terem informação eliminada pelo browser.

Aplicações voltam ao seu estado original, perdendo todas as informações

Basicamente, o Google Chrome 79 está a fazer um restauro de fábrica a estas aplicações. Elas continuam instaladas nos smartphones e com atalhos inalterados. No entanto, todas as informações armazenadas são eliminadas permanentemente.

Desta forma, os utilizadores viram as suas aplicações voltarem ao seu estado original, como quando foram instaladas pela primeira vez.

A Google já pediu desculpa por este "acidente", confirmando a sua gravidade e garantido developers e utilizadores que está a trabalhar numa resolução que permite o restauro do Google Chrome 79. Sendo um problema de alta prioridade, não deverá demorar muito tempo até que seja encontrada uma solução.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi K30 5G vai ter variante ainda mais poderosa. Conhece-a
  • Xiaomi Mi Note 10 Pro prepara-se para chegar à Europa de forma oficial!
  • Os browsers mais utilizados no mundo em 2019
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.