Cuidado! App para dados sobre o Coronavírus está a bloquear o smartphone dos utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Coronavírus é, sem dúvida, o tema do momento e já há quem se tenha aproveitado da ocasião para enganar outros. Desta feita, temos uma app para Android que promete manter-te atualizado sobre a evolução do vírus.

A descoberta foi feita pela empresa de segurança DomainTools. Durante uma pesquisa sobre domínios relacionados com o Coronavírus, encontram um novo esquema de ransomware.

Hackers estão a pedir 100 dólares em Bitcoin para te desbloquear o smartphone

Depois de instalada a aplicação no teu smartphone, esta pede várias permissões, nomeadamente para o ecrã de desbloqueio. Uma vez concedida, os hackers conseguem mudar o teu pin de desbloqueio e, posteriormente, bloqueiam-te o equipamento.

Para que te seja devolvido o controlo do smartphone, os meliantes pedem 100 dólares em Bitcoin. Segundo aponta a DomainTools, são poucos os afetados por este esquema e aqueles que efetivamente cederam às exigências dos hackers.

Este esquema tem origem no site "coronavirusapp.site" que te aconselha instalar uma aplicação para Android. Esta promete um acompanhamento como nenhuma outra sobre a evolução do Coronavírus, com notificações e tudo.

Para tentar dar mais credibilidade a estas alegações, os hackers dizem que a sua app foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Centro de Controlo de Doenças norte-americano.

Ademais, alegam que a app possui mais de 6 milhões de comentários e uma média de 4.4 estrelas. Tudo isto para tentar convencer os utilizadores de que estão perante uma aplicação fidedigna.

Informações oficiais sobre o Coronavírus só através da DGS ou Ministério da Saúde

É compreensível o estado de apreensão que esta pandemia tem gerado nas populações. Nesse sentido, toda a informação que possamos encontrar sobre o estado da doença é apelativa.

No entanto, é nosso dever frisar que todos os dados nacionais oficiais sobre o Coronavírus são divulgados diariamente pela DGS e Ministério da Saúde. Tal é feito todas as manhãs, em conferência de impressa, logo não caias em alegações de que isto ou aquilo te vai manter a par e passo de tudo o que se passa com esta doença.

Ademais, deves evitar a instalação de aplicações fora da Play Store. Este é a principal fonte de malware para o Android e esquemas deste género.

Editores 4gnews recomendam:

  • Descoberto novo vírus no Android! Este consegue roubar-te facilmente a conta de Facebook
  • Apple reabre lojas na China, mas fecha TODAS as lojas no resto do mundo!
  • Elon Musk, CEO da Tesla, desvaloriza o Coronavírus e compara-o a acidentes de carros
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.