A aplicação CamScanner foi considerada perigosa por investigadores da Karspersky, a empresa russa de software de segurança. Foi encontrando malware em várias versões da app, levando à sua eliminação da Google Play Store.
CamScanner já contava com mais de 100 milhões de downloads sendo a app mais popular para fazer digitalização de ficheiros no telemóvel. De acordo com o AndroidPolice, a versão de agosto da aplicação estava livre de malware mas não foi o suficiente para evitar ser removida da Play Store.
O malware identificado é um Trojan Dropper
De acordo com a Karspersky, este tipo de malware executa ficheiros encriptados cuja intenção é transferir ainda mais ficheiros maliciosos. Isto permitia ao CamScanner mostrar anúncios intrusivos ou fazer subscrições pagas em nome do utilizador.
Apesar da versão de agosto não possuir malware, a Google ainda não informou se vai restabelecer a app. A empresa que desenvolveu o CamScanner também não se pronunciou sobre o assunto.
Alternativas ao CamScanner
HP Smart
Embora seja uma aplicação criada para enviar ficheiros do telemóvel para a impressora, a app HP Smart é uma boa opção. Possui opções de digitalização muito completas, permitindo tirar fotografias a documentos e ajustá-las para uso posterior.
Experimenta o HP Smart na Google Play Store
Tiny Scanner
O Tiny Scanner é a app mais simples e intuitiva para digitalização. Tem uma interface limpa, sem grandes intrusões. Podes tirar fotos a todo o tipo de documentos para depois guardares, imprimires ou até mesmo converter para vários formatos, incluindo PDF.
Experimenta o Tiny Scanner na Google Play Store
Editores 4gnews recomendam:
- Google Chrome no Android vai simplificar mudança de páginas: vê como
- Xiaomi anuncia Amazfit GTS: eis o concorrente ao Apple Watch
- Google Pixel 4 aparece em primeiras imagens reais e o design surpreende