
O Google está a transformar o seu Tradutor numa ferramenta não apenas de tradução, mas também de aprendizagem. A gigante tecnológica revelou um novo modo de aprendizagem no Google Tradutor para Android e iOS, que permite praticar a escuta e a conversação em línguas estrangeiras com apoio de inteligência artificial.
A novidade, anunciada na página oficial da empresa, utiliza os modelos Gemini para adaptar cada interação ao nível do utilizador, criando experiências dinâmicas e personalizadas. A promessa é simples: tornar o Google Tradutor não só numa aplicação para traduzir, mas também num aliado diário para quem quer aprender inglês ou outra língua.
Como funciona o modo de aprendizagem do Google Tradutor

Os utilizadores que já receberam a atualização com a nova funcionalidade verão o novo botão “Praticar”. Ao carregares nele, o Google Tradutor vai perguntar qual a língua que gostarias de praticar, em que nível estás no processo de aprendizagem e quais são os teus objetivos.
A partir daí, a aplicação vai criar cenários interativos que podem ser sugeridos pelo novo estudante, nos quais é possível ouvir diálogos, tocar em palavras para aprender a pronúncia correta ou praticar a conversação com apoio de textos e dicas.
Tudo isto é alimentado pela tecnologia Gemini, que melhora as traduções, permite interação multimodal e até transforma texto em fala.
Tal como outras aplicações de línguas, o Google Tradutor acompanha o progresso diário do utilizador e ajusta automaticamente os exercícios ao seu nível de conhecimento.
Disponibilidade do modo de aprendizagem
Para já, a funcionalidade está disponível apenas para falantes de português que desejam aprender inglês, na versão beta das aplicações para Android e iOS. Outros idiomas deverão ser integrados em breve.
Por enquanto, Portugal não está incluído entre os países europeus que receberam a versão beta da aplicação do Google Tradutor com a nova funcionalidade.
Promoção do dia!