Ter um smartphone de 6″ polegadas pode estar fora da ideia de muitos utilizadores, porém, este tipo de tamanho nos smartphones cada vez ganham mais mercado e quem prefere um ecrã grande normalmente não volta atrás.

Este Cubot Max é um budget phone, isto é, este é um phablet com um preço que a maior parte das pessoas conseguirá dispensar para um smartphone e na 4gnews, embora gostemos de fazer reviews a topos de gama, sabemos que equipamentos low-cost são também importantes para a comunidade.

   

Num rápido resumo, não esperes que este smartphone seja fantástico em todos os aspectos, contudo, terás aqui um gadget interessante para situações do dia-a-dia.

Sabe mais sobre preços e envios aqui

Ao complementar esta review, nada melhor do que veres a nossa review em vídeo, terás uma ideia concreta do que quero referir.

cubot-max-4gnews-9

Design e qualidade de construção

Quando olhei para este Cubot Max pela primeira vez não fiquei surpreendido. Os smartphones oriundos da China cada vez mostram uma melhor qualidade de construção e design, mas este smartphone não encaixa nessa teoria.

O equipamento é todo ele construído em plástico e embora tenha uma traseira rugosa para melhor grip, segurar e utilizar um smartphone de 6″ polegadas com uma só mão é uma tarefa complexa. O design do smartphone também me deixa a desejar, embora com bezells finos, não há nada no seu exterior que me cative de forma excepcional, é um smartphone grande e sem bons acabamentos.

cubot-max-4gnews-4

Performance e User Interface

O Cubot Max conta com especificações interessantes para o preço é verdade. O processador MediaTek MT6753 e os 3GB de RAM farão a tua utilização com qualidade e sem lags. O telefone conseguiu sem problemas correr jogos como o Asphalt 8 ou mesmo Riptide sem qualquer lentidão e mesmo quando exigi mais do multi-tasking o smartphone sempre se saiu bem.

Sabe mais sobre preços e envios aqui

O User Interface é muito idêntico ao Stock Android, e com o Google Now Launcher fica perfeito. Infelizmente quando se fala de um ecrã grande espero que o smartphone sempre nos dê algo mais, alguma característica que outros ecrãs mais pequenos não consigam oferecer e este não é o caso.

  • Ecrã de 6″ polegadas IPS
  • Resolução HD 720p
  • Processador MediaTek MT6753
  • 3GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno
  • Expansão via MicroSD com mais 128GB
  • Bateria de 4100 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow
  • Dual-SIM
  • Câmara principal 8MP (interpolada para 13MP)
  • Câmara frontal de 1.2MP (interpolada para 5MP)

cubot-max-4gnews-13-1

Ecrã

Este era um factor que esperava que um smartphone focado no consumo de multimédia e jogos fosse melhor. A definição HD podia e devia ser puxada para FHD e o contraste deveria ser mais intenso. Quando escolhemos um equipamento de ecrã gigante queremos tirar o maior partido do mesmo e quando este não nos satisfaz, temos aqui um problema.

Sabe mais sobre preços e envios aqui

Por outro lado, não terás problema com o capacitivo, escrever uma mensagem é agradável, algo que nem sempre pudemos dizer de smartphones do mesmo valor.

Não me entendas mal, conseguirás visualizar conteúdo com qualidade HD, simplesmente esperava mais de um terminal com 6″ polegadas.

cubot-max-4gnews-11

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Este é um sector que este dispositivo falha redondamente. Ou tens uma boa luz para uma fotografia aceitável ou ver-te-ás num problema bicudo para gravar a tua memória para a eternidade.

Resolução da imagem reduzida
Resolução da imagem reduzida

Vê todas algumas fotos com resolução máxima

O smartphone em situações de boa luz não se safa mal, mas a falta de nitidez das imagens é grave. A câmara frontal vai exactamente para o mesmo caminho. Se procuras uma boa câmara num phablet barato, vai para outro modelo.

cubot-max-4gnews-6

Autonomia

A bateria de 4100 mAh é de facto interessante. O smartphone é um pouco pesado, mas tudo se esquece quando chegas ao final do dia com uma boa percentagem de autonomia. Claro que se consumires muita multimédia ou te viciares num jogo, é possível que à hora de jantar o terás de ligar ao carregador.

Sabe mais sobre preços e envios aqui

Por falar nisso, o carregamento demora uma média de 3 horas, um processo traumático se tiveres habituado a carregamento rápido.

cubot-max-4gnews-2

Extras

Uma outra coisa que gostava que este Cubot Max se destacasse era na qualidade de som e infelizmente voltou a falhar. O smartphone tem um bom volume, o que é perfeito para chamadas em alta-voz, mas a qualidade de som está longe de ser perfeita. Ouvirás bastante ruído e acabará por se tornar incomodativo.

Mas o smartphone também tem bons pontos positivos, para além do seu preço, poderás ter dois cartões SIM e ainda um MicroSD de 128GB, o que me parece perfeito se o utilizares para uma viagem onde necessites de um ecrã grande para GPS por exemplo.

Sabe mais sobre preços e envios aqui

A qualidade de chamada é decente e tanto de um lado da linha como do outro ouve-se com qualidade aceitável.

cubot-max-4gnews-5

Conclusão

Em si, o smartphone é interessante para o preço. Falha aqui e ali, mas o facto de nos dar um bom processador e uma utilização fluida pode ser o factor-chave deste Cubot Max. Existe muitos pontos onde melhorar, mas isso significaria aumentar no preço. Acredito que pelo preço no mundo phablet não possas pedir muito mais.

Vê outras reviews:

Apple iPhone 7 Plus Review Português | O gigante da Apple

Smartwatch NO.1 G5 Review | Desportivo e a um bom preço

Uhans A101 Review | O tal de tributo à NOKIA

 

Pontuação 4gnews
Design
6
Qualidade de Construção
5
Performance
7.5
Interface
7.5
Ecrã
6
Câmara
4
Autonomia
8
Qualidade/Preço
7
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.