Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Criador de Counter-Strike inspirou-se em Portugal para um dos mapas de seu novo jogo

O FPS cooperativo Alpha Response inclui um cenário inspirado na cidade do Porto.

Criador de Counter-Strike escolheu Portugal para um dos mapas do seu novo jogo

Minh Le (popularmente conhecido na internet como Gooseman) é criador de uma das maiores franquias de jogos multiplayer de todos os tempos: Counter-Strike. Em 1999, junto de Jess Cliffe, decidiram criar um jogo de armas com a temática contraterrorismo. Para isso, os dois utilizaram os mapas, cenários e personagens originais de Half-Life, o FPS de ficção científica da Valve.

O sucesso de Counter-Strike dispensa apresentações, mantendo-se até hoje, com o seu segundo título, uma das franquias mais jogadas no PC. Mas a carreira de Gooseman não se encerrou após o sucesso do game multiplayer. Atualmente, ele trabalha num novo título multiplayer de tiro em primeira pessoa que terá um dos cenários conhecidos por muitos portugueses.

Conforme lembrou recentemente o Público, Minh Le deu uma entrevista ao site Sector no ano passado revelando que o seu próximo novo game, intitulado de Alpha Response, contará com um dos mapas inspirados na cidade do Porto. De acordo com o desenvolvedor, a equipa já foi até ao local para estudar a ambientação e pensar em ideias de como utilizar as suas características para algumas situações de jogabilidade.

“Um dos nossos mapas de lançamento foi inspirado no Porto, Portugal. Visitamos a cidade como referência para capturar a sua atmosfera. Cada mapa foi projetado para transmitir uma sensação de amplitude, com oportunidades para usar veículos, encontrar bloqueios de estrada ou enfrentar emboscadas — adicionando uma camada de imprevisibilidade às missões.”

- Minh Le, em entrevista ao Sector.

Mas afinal de contas, o que é Alpha Response?

O título é descrito como um game cooperativo onde os jogadores assumem o papel de polícias de elite em todo o mundo. É possível formar uma equipa de até 4 jogadores, mas também jogar solo para derrotar grupos criminosos e terroristas que invadem as cidades plantando bombas e fazendo reféns.

“Lute em ambientes vastos e detalhados, desde ruas movimentadas e estações de metro gigantescas até catedrais imponentes e complexos industriais. Explore ambientes internos e externos, repletos de civis que precisam da sua proteção.

Encare uma variedade letal de oponentes: criminosos duros, cães treinados, veículos blindados e helicópteros de ataque. Serão necessárias táticas únicas para derrotar cada ameaça.”

- Diz a descrição oficial do jogo na Steam.

Em entrevista ao Sector, Gooseman disse que o jogo conta com inspirações de outros grandes jogos do género cooperativo, como Left 4 Dead e Payday, com missões envolvendo o resgate de reféns, desativação de bombas, escolta de figuras importantes e impedimento de roubos.

O desenvolvedor afirma que a jogabilidade é semelhante ao que muitos jogadores estão acostumados em Call of Duty, com troca de armas, lançamento de granadas e coordenação de ações em equipa enquanto ondas de inimigos atacam o grupo.

Se ficou curioso para jogar o novo título do cocriador de um dos jogos mais influentes da história, saiba que Alpha Response já está disponível em acesso antecipado na Steam.

O game está em desenvolvimento há cerca de 4 anos e meio, e a expectativa é que o lançamento aconteça no meio de 2026 - provavelmente em junho, conforme observou o desenvolvedor.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.